Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Alunos do campus Petrópolis são premiados no Desafio Rio Info com projetos na área da Indústria Cervejeira

Publicado: Sexta, 01 de Setembro de 2017, 14h54 | Última atualização em Sexta, 01 de Setembro de 2017, 15h09 | Acessos: 1666

Dois grupos do Cefet/RJ campus Petrópolis foram premiados na manhã desta quinta-feira, 31 de agosto, pelo Desafio Rio Info Petrópolis. Os projetos “Cobeer”, de discentes do curso de Engenharia de Computação, e “Circuito Cervejeiro e Sensorial”, de alunos do bacharelado em Turismo, ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, na categoria Indústria Cervejeira.


Alguns alunos do Cefet/RJ campus Petrópolis que participaram do Desafio

O Desafio foi realizado na quarta-feira, dia 30, como parte da programação da feira tecnológica Rio Info, que acontece na fábrica da Bohemia, no centro de Petrópolis, até esta quinta, dia 31. A atividade é voltada para alunos do ensino superior e ensino médio e consiste em apresentar soluções para problemas da cidade a partir dos pilares Turismo, Saúde, Mobilidade Urbana e Indústria Cervejeira. Seis grupos, somando sessenta alunos, do Cefet/RJ campus Petrópolis participaram da competição. Os estudantes são todos do 1º período e fazem parte das disciplinas “Fundamentos da Administração”, do curso de Turismo, e “Administração e Organização Empresarial”, da Engenharia de Computação, ministradas pela professora Roberta Dalvo.

O projeto “Cobeer” garantiu o segundo lugar do Desafio, entre outros 12 grupos da categoria Indústria Cervejeira, com a proposta de criar uma plataforma digital para facilitar a comunicação entre as cervejarias artesanais do estado do Rio (cerca de 200) e o mercado consumidor, exibindo e divulgando as marcas, e gerando interação. O grupo vice-campeão é formado pelos alunos Samuel Pacheco, Larissa de Oliveira, Vitor da Motta, Luiz Eduardo Seabra, Simone Rodrigues e Thalis Galeno.

 
Projeto "Cobeer", de alunos da Engenharia de Computação do campus Petrópolis, é apresentado na Rio Info

O terceiro colocado, “Circuito Cervejeiro e Sensorial”, apresentou um projeto voltado para a inclusão social, na qual os turistas experimentariam o processo de fabricação da cerveja de uma forma diferente, usando outros sentidos além da visão. O proposta consiste também em ter como guias pessoas com diversos tipos de deficiência. O grupo é composto por Juliana Fernandes, Paloma Nascimento, Carolina Meneses, Lusmar Rodrigues, Matheus Gomes, Ana Clara Malaquias, Mariana Curioni, Samyra Beatriz Dias, Ana Beatriz Stumpf, Giulia Feijole e José Carlos Mayworm.

Roberta Dalvo explica que os projetos fazem parte de uma atividade que ela desenvolve dentro das disciplinas de administração. Com o Desafio, a docente achou interessante que alunos tivessem a oportunidade de desenvolver e apresentar suas propostas para o público externo e assim buscaram um possível financiamento. Os premiados e os demais grupos que se apresentaram na competição farão parte da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex), que acontece entre 24 e 26 de outubro no campus Petrópolis, com a mostra “Petrópolis capital Estadual da Cerveja: ideias de negócios para empreender”.

Fim do conteúdo da página