Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Alunos do campus Petrópolis são premiados no Desafio Rio Info com projetos na área da Indústria Cervejeira
Início do conteúdo da página

Alunos do campus Petrópolis são premiados no Desafio Rio Info com projetos na área da Indústria Cervejeira

Publicado: Sexta, 01 de Setembro de 2017, 14h54 | Última atualização em Sexta, 01 de Setembro de 2017, 15h09 | Acessos: 1664

Dois grupos do Cefet/RJ campus Petrópolis foram premiados na manhã desta quinta-feira, 31 de agosto, pelo Desafio Rio Info Petrópolis. Os projetos “Cobeer”, de discentes do curso de Engenharia de Computação, e “Circuito Cervejeiro e Sensorial”, de alunos do bacharelado em Turismo, ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, na categoria Indústria Cervejeira.


Alguns alunos do Cefet/RJ campus Petrópolis que participaram do Desafio

O Desafio foi realizado na quarta-feira, dia 30, como parte da programação da feira tecnológica Rio Info, que acontece na fábrica da Bohemia, no centro de Petrópolis, até esta quinta, dia 31. A atividade é voltada para alunos do ensino superior e ensino médio e consiste em apresentar soluções para problemas da cidade a partir dos pilares Turismo, Saúde, Mobilidade Urbana e Indústria Cervejeira. Seis grupos, somando sessenta alunos, do Cefet/RJ campus Petrópolis participaram da competição. Os estudantes são todos do 1º período e fazem parte das disciplinas “Fundamentos da Administração”, do curso de Turismo, e “Administração e Organização Empresarial”, da Engenharia de Computação, ministradas pela professora Roberta Dalvo.

O projeto “Cobeer” garantiu o segundo lugar do Desafio, entre outros 12 grupos da categoria Indústria Cervejeira, com a proposta de criar uma plataforma digital para facilitar a comunicação entre as cervejarias artesanais do estado do Rio (cerca de 200) e o mercado consumidor, exibindo e divulgando as marcas, e gerando interação. O grupo vice-campeão é formado pelos alunos Samuel Pacheco, Larissa de Oliveira, Vitor da Motta, Luiz Eduardo Seabra, Simone Rodrigues e Thalis Galeno.

 
Projeto "Cobeer", de alunos da Engenharia de Computação do campus Petrópolis, é apresentado na Rio Info

O terceiro colocado, “Circuito Cervejeiro e Sensorial”, apresentou um projeto voltado para a inclusão social, na qual os turistas experimentariam o processo de fabricação da cerveja de uma forma diferente, usando outros sentidos além da visão. O proposta consiste também em ter como guias pessoas com diversos tipos de deficiência. O grupo é composto por Juliana Fernandes, Paloma Nascimento, Carolina Meneses, Lusmar Rodrigues, Matheus Gomes, Ana Clara Malaquias, Mariana Curioni, Samyra Beatriz Dias, Ana Beatriz Stumpf, Giulia Feijole e José Carlos Mayworm.

Roberta Dalvo explica que os projetos fazem parte de uma atividade que ela desenvolve dentro das disciplinas de administração. Com o Desafio, a docente achou interessante que alunos tivessem a oportunidade de desenvolver e apresentar suas propostas para o público externo e assim buscaram um possível financiamento. Os premiados e os demais grupos que se apresentaram na competição farão parte da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex), que acontece entre 24 e 26 de outubro no campus Petrópolis, com a mostra “Petrópolis capital Estadual da Cerveja: ideias de negócios para empreender”.

Fim do conteúdo da página