Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Alunos do campus de Nova Iguaçu apresentam suas pesquisas em eventos e revista

Publicado: Segunda, 08 de Outubro de 2018, 16h00 | Última atualização em Segunda, 08 de Outubro de 2018, 16h33 | Acessos: 2240

Os alunos Ana Maria Assis, Jônatas Intronno, Larissa Vasconcellos e Maria Eduarda Afonso, do terceiro ano do curso de Informática do campus Nova Iguaçu, tiveram o trabalho intitulado “Física em cena: uma proposta de jogo didático envolvendo produções fílmicas” aprovado para apresentação no XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF). Esse evento acontecerá entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro de 2019, em Salvador, Bahia.

O trabalho é um relato de parte das atividades do projeto de extensão “MÁFIA: vendo filmes e aprendendo Física”, desenvolvido pelos alunos em 2017. O trabalho será apresentado na modalidade comunicação oral.

 

Seminário de Educação em Ciências

A aluna Thalía Araújo Fonseca Mendonça, do terceiro ano do ensino médio integrado do campus Nova Iguaçu, também vai apresentar o resultado de suas pesquisas. Ela teve o trabalho intitulado “Jogos no ensino: pesquisa documental nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) (2005-2016) no Brasil” aprovado para apresentação oral no III Seminário da Associação Latino-americana de Investigação em Educação em Ciências (LASERA).

O III Seminário LASERA ocorrerá de 22 a 26 de outubro de 2018, em Guayaquil, Equador. Esse trabalho é parte da pesquisa de PIBIC-EM 2017-2018 de Thalía Mendonça, que se intitula “Jogos didáticos: uma revisão de literatura com base em trabalhos apresentados em eventos científicos de Ensino de Ciências”.

 

Artigo em revista

O aluno Atos Edwin Pereira da Silva Lucas, que concluiu o curso técnico integrado em Telecomunicações no Cefet/RJ campus Nova Iguaçu, teve seu artigo intitulado “A reflexão dos estudantes sobre a tarefa de elaborar questões de Física: um olhar ao longo do tempo” publicado na Amazônia – Revista de Educação em Ciências e Matemáticas. Essa revista acadêmica possui Qualis A2 na área de Ensino.

O artigo, publicado em edição especial da revista dedicada ao tema Metacognição, é fruto de seu projeto de PIBIC-EM (2016-2017), desenvolvido no Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências (LaPEC) do Cefet/RJ campus Nova Iguaçu. Cabe ressaltar que a investigação científica foi desenvolvida tendo os alunos do ensino médio integrado do próprio campus como sujeitos de pesquisa.

 

O artigo pode ser lido em:
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5474/4770.

 

 

Fim do conteúdo da página