Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Nota da DIREN para a comunidade acadêmica do Cefet/RJ

Publicado: Sexta, 26 de Junho de 2020, 15h43 | Última atualização em Sexta, 26 de Junho de 2020, 15h47 | Acessos: 4986

Diante do prolongamento das medidas de isolamento social adotadas no atual contexto da pandemia de COVID-19, a Diretoria de Ensino (DIREN) do Cefet/RJ comunica que as atividades presenciais de ensino, pesquisa e extensão continuam suspensas até o dia 15/07/2020, conforme informado pela Portaria nº 661, de 24 de junho de 2020. Importa destacar que essa decisão foi tomada com base na recomendação do Comitê Central de Acompanhamento do Coronavírus da instituição, constituído em 12 de março de 2020, por ocasião do surgimento dos primeiros casos de COVID-19 em território nacional. Esse comitê vem acompanhando as orientações das autoridades sanitárias acerca das ações necessárias ao enfrentamento da atual pandemia. 

Conforme a Portaria nº 415, de 9 de abril de 2020, o diretor-geral pro tempore criou uma Comissão para Estudos sobre atividades de Ensino Alternativo em tempos de Pandemia (CEEAP), de caráter sistêmico, isto é, abrangendo os diferentes campi da instituição, sob presidência da diretora de Ensino.  

O Conselho de Ensino (CONEN) da instituição, presidido pela diretora de Ensino, reuniu-se remotamente para tratar da criação de três comissões: uma com vistas a consultar a comunidade acadêmica para realizar diagnóstico das condições estruturais, sociais e psicológicas para adoção de atividades remotas; outras duas para o estudo de ações acadêmicas em função da pandemia de COVID-19, sendo uma voltada aos discentes dos cursos de graduação e a outra aos discentes da educação profissional técnica de ensino médio. 

Em face da complexidade do sistema Cefet/RJ, cuja oferta de ensino abrange estudantes da educação básica à pós-graduação, advindos de diferentes localidades e pertencentes a diferentes grupos sociais, muitos com necessidades educacionais específicas, qualquer atividade acadêmica precisa ser planejada com extrema atenção a essa diversidade. Soma-se a isso o fato de estarmos atravessando um momento singular da nossa história, em que há preocupação com o grande risco de adoecimento ou até mesmo de morte, causada por uma ameaça ainda pouco conhecida e para a qual ainda não há tratamento ou vacina.


Desse modo, para o desenvolvimento adequado do trabalho, de maneira remota e/ou presencial, durante esse período de suspensão das atividades presenciais de ensino, pesquisa e extensão – seja por diferentes comissões, comitês e conselhos, seja fora dessas instâncias, por servidores públicos docentes e técnico-administrativos em educação, além dos trabalhadores terceirizados do Cefet/RJ –, deve-se levar em consideração, neste momento, a necessidade de priorizar as vidas humanas. Isso implica ter cuidado com as particularidades e condições sociais concretas de toda a comunidade do Cefet/RJ.

A DIREN informa também que os canais de comunicação estão disponíveis no site institucional, onde também foi publicada uma lista de perguntas frequentes, dispostas por categorias, com as respectivas respostas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página