Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Equipe de artes

Publicado: Quinta, 27 de Abril de 2017, 19h47 | Última atualização em Quarta, 20 de Dezembro de 2017, 13h33 | Acessos: 1368

Daniela Spielmann

Uma das poucas saxofonistas brasileiras em atividade: Daniela é nome obrigatório entre os craques do saxofone e seus grandes trunfos são a força interpretativa somada à criatividade de suas composições e arranjos. Em 2001, lançou seu primeiro CD solo - BRAZILIAN BREATH, esse trabalho foi indicado ao Grammy Latino em 2002. Fez parte da banda "Altas Horas" do programa homônimo, comandado pelo apresentador Serginho Groisman, do ano 2000 à 2014 , na TV Globo elaborando arranjos semanais de acordo com o repertório do programa. É integrante também do grupo Rabo de Lagartixa, duo Spielmann-Zagury, Mulheres em Pixinguinha, Camerata Diminuta, Farra dos Brinquedos, Choro na Rua e Projeto Gafieirando.

 

Já se apresentou com vários artistas de porte do cenário da MPB Instrumental como: Sivuca, Zé Menezes, Zé da Velha e Silvério Pontes, Anat Cohen, cantores como: Aurea Martins, Moyseis Marques, Zélia Duncan, entre outros. Lançou os Cd´s: “RABO DE LAGARTIXA” (1998), “MULHERES EM PIXINGUINHA” (1999); “BRAZILIAN BREATH” (2001); “Sincronia Carioca” (2002); “CHOROS, POR QUE SAXES?” (2005); CD “BRASILEIRINHAS” (2007); “FARRA DOS BRINQUEDOS” (2008); “O PAPAGAIO DO MOLEQUE- OBRAS DE VILLA LOBOS” (2009) INDICADO AO Premio da música 2010; “DE ONDE VEM O BAIÃO” (2013); “FARRA DOS BRINQUEDOS”- infantil (2016) indicado ao premio da música em 2017. Daniela Spielmann começou a tocar saxofone aos 17 anos e sempre se interessou pela música brasileira. Sua performance foi influenciada pelos instrumentos de sopro mais usados no choro, como o clarinete e a flauta. Em 2008 concluiu a dissertação de mestrado: “A contribuição interpretativa de Paulo Moura para o samba-choro e a gafieira no Rio de Janeiro a partir da década de 70.” sobre a performance de Paulo Moura na UNI-Rio obtendo o título de mestre em Música. Concluiu seu doutorado em musicologia em 2017, sobre as Gafieiras no Rio de Janeiro, tese intitulada: Baile de Gafieira: Repertórios em movimentos, que recebeu menção de louvor. Daniela participa de vários festivais como líder, no Brasil e no mundo em países como: USA, Argentina, Chile, Colômbia, France, Suíça, Portugal, Israel, Paraguai. Atualmente é professora de música do Cefet-RJ Maracanã onde dirige o grupo Bandão do CEFET - grupo que vem se apresentado em diversos espaços no Rio de Janeiro. Recebeu moções honrosas da câmara dos vereadores do Rio de Janeiros e São Paulo, prêmios e de menções de destaque em diversas áreas em que atua.


Bruno Repsold

Contrabaixista, nascido no Rio de Janeiro, estuda música desde os 15 anos e formou-se em licenciatura pela Unirio em 2009, e desde 2014 é professor de educação musical do CEFET/RJ, campus Maracanã. Foi aluno de Paulo Russo, Dôdo Ferreira e Claudio Alves, e já se apresentou ao lado de grandes nomes da música brasileira e mundial. Tem como foco principal o campo da música popular, trabalhando com a MPB, a música instrumental e o teatro, tendo participado dos espetáculos "Ao meu Rio", "Miranda por Miranda", "Nada será como antes: o Musical", "Jacinta", "Meu amigo Bobby" e o infantil "Bossinha Nova - Festa do Pijama". Subiu ao palco ao lado de premiados músicos como Paula Santoro, Eduardo Neves, Alma Thomas (EUA), Mike Tucker (EUA), Maria

 

Toro (ESP), Cliff Korman (EUA), Idriss Boudrioua (FRA), Vitor Gonçalves, Clarice Assad, Daniela Spielmann, Jesse Sadoc, Leo Gandelman, Baixada Jazz Big Band, dentre outros. Atualmente toca com o trio de jazz do pianista Bruce Lemos, onde desenvolve um trabalho de música autoral dentro de uma concepção mais livre e interativa, com seu grupo de música brasileira Gafieira na Surdina, e com o cantor e violonista André Muato, em seu projeto Emaranhado. Em 2014 concluiu sua Especialização em Educação Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música, onde dissertou sobre a prática da música corporal desenvolvida com os alunos do 1º ano do Ensino Médio do CEFET. EM 2016, concluiu o Mestrado em Música pela UNIRIO, no campo de Práticas Interpretativas, onde dissertou sobre a interação no trio do pianista Bill Evans, e o fraseado do contrabaixista Scott LaFaro, segundo os conceitos de improvisação vertical e horizontal de George Russell.

registrado em:
Fim do conteúdo da página