Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Médio
Início do conteúdo da página

Ensino Médio

Publicado: Quinta, 11 de Junho de 2015, 16h05 | Última atualização em Segunda, 03 de Outubro de 2016, 20h27 | Acessos: 76815

Ensino Médio - campus Maracanã

Estrutura
Coordenação/Setor Responsável
Coordenação Acadêmica
Antônio Miguel Brito Feres
Coordenação Pedagógica  Allane de Souza Pedrotti
Coordenação Administrativa  Francisco de Assis Bandeira Alves
Coordenação de Biologia
Maicon Jeferson Azevedo
Coordenação de Educação Artística  Renata da Silva Moura
Coordenação de Educação Física  Gilmar Fabiano de Almeida
Coordenação de Filosofia  Leonardo Diniz couto
Coordenação de Física
Élika Takimoto
Coordenação de Geografia  Marcio de Araujo Moreira
Coordenação de História  Mario Luiz de Souza
Coordenação de Línguas Estrangeiras  Glória Sônia Quelhas Nunes
Coordenação de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
Gileade Godoi Abrantes de Barros
Coordenação de Matemática
Marcos Paulo Ferreira de Araujo
Coordenação de Química
Lucia Maria Nunes Uchoa
Coordenação de Sociologia  Valena Ribeiro Garcia ramos

 

Currículo: Áreas do conhecimento e componentes curriculares

Ensino Médio - campus Nova Iguaçu

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional explicita que o ensino médio é a etapa final da educação básica, o que concorre para a construção de sua identidade. Tal característica de terminalidade significa assegurar a todos os cidadãos a oportunidade de consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental; aprimorar o educando como pessoa humana; possibilitar o prosseguimento de estudos; garantir a preparação básica para o trabalho e a cidadania; dotar o educando dos instrumentos que lhe permitam “continuar aprendendo”, tendo em vista o desenvolvimento da compreensão dos “fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos”.

O ensino médio, portanto, é a etapa final de uma educação de caráter geral, afinada com a contemporaneidade, com a construção de competências básicas que situem o educando como sujeito produtor de conhecimento e participante do mundo do trabalho, e com o desenvolvimento da pessoa, como “sujeito em situação” – cidadão.

Nessa concepção, a Lei nº 9.394/96 mudou no cerne a identidade estabelecida para o ensino médio contida na referência anterior, a Lei nº 5.692/71, na qual o 2º grau era caracterizado por uma dupla função: preparar para o prosseguimento de estudos e habilitar para o exercício de uma profissão técnica.

Na perspectiva da nova lei, o ensino médio, como parte da educação escolar, deve vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social. Essa vinculação é orgânica e deve contaminar toda a prática educativa escolar.

Em suma, a lei estabelece uma perspectiva para esse nível de ensino que integra, numa mesma e única modalidade, finalidades até então dissociadas, para oferecer, de forma articulada, uma educação equilibrada, com funções equivalentes para todos os educandos:

  • a formação da pessoa, de maneira a desenvolver valores e competências necessárias à integração de seu projeto individual ao projeto da sociedade em que se situa;
  • o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
  • a preparação e a orientação básica para a sua integração ao mundo do trabalho, com as competências que garantam seu aprimoramento profissional e permitam acompanhar as mudanças que caracterizam a produção no nosso tempo;
  • o desenvolvimento das competências para continuar aprendendo, de forma autônoma e crítica, em níveis mais complexos de estudos.

(Adaptado de Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, texto disponível on-line em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf)

No campus Nova Iguaçu, a oportunidade de cursar o ensino médio também se vincula à educação profissional técnica de nível médio, sendo ela oferecida a uma parcela dos alunos dos cursos técnicos – os ingressantes na modalidade de concomitância interna.

A organização curricular do curso contempla a base nacional comum dos currículos dessa etapa da educação básica, conforme mostra a grade a seguir:

 

Componentes curriculares Carga horária anual
1ª série 2ª série 3ª série TOTAL
Horas Aulas Horas Aulas Horas Aulas
Base comum Língua Portuguesa e Literatura Brasileira 152 4 152 4 152 4 456
Educação Artística - - - - 76 2 76
Educação Física 76 2 76 2 76 2 152
História 76 2 76 2 76 2 228
Geografia 76 2 76 2 76 2 228
Sociologia 76 2 76 2 76 2 288
Filosofia 76 2 76 2 76 2 288
Biologia 76 2 76 2 76 2 228
Física 152 4 152 4 76 2 380
Química 152 4 76 2 152 4 380
Matemática 152 4 152 4 152 4 456
Base diversificada Inglês 76 2 76 2 76 2 228
Espanhol 76 2 76 2 76 2 76
Carga horária do ensino médio 1216 30 1140 30 988 32 3.572


Duração do curso

Três anos

Carga horária

3.572 horas-aula

Horário de funcionamento

Manhã: das 7h20 às 12h35
Tarde: das 12h45 às 18h

 

Estrutura
Gerente Acadêmico Francisco Eduardo Cirto
Coordenação de Ensino Médio Luane da Costa Pinto Lins Fragoso
Coordenador Suplente Eduardo Augusto Giglio Gatto
Professores
Biologia Ademar Guimarães Melo
Viviane Abreu de Andrade
Educação Artística Eduardo Augusto Giglio Gatto
Educação Física Carlos Henrique dos Santos Martins
Guilherme Dias Marconi da Costa
Espanhol Charlene Cidrini Ferreira
Física Felipe Nogarol
Leonardo Abeid
Marta Maximo Pereira
Sociologia Alexander Soares Magalhães
Thiago Esteves
Filosofia Diego Casais Moreira
Taís Pereira da Silva
Geografia Marcelo Orozco Morais
Marcus Rosa Soares
História André Luiz Correia Lourenço
Bruno Fraga Fernandes
Inglês Aline Provedel Dib
Gisele Cristina Cohen Fonseca
Luane da Costa Pinto Lins Fragoso
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Marco Antônio Ferreira Marinho
Maria de Fátima Bispo
Viviane Santana Marquezini
Matemática Célio Marques de Freitas
Marcelo dos Reis Lopes
Wellerson Quintaneiro
Química Bauer de Oliveira Bernardes
Luiz de Matos Silva Paulo Sérgio Rosa Fernandes 
registrado em:
Fim do conteúdo da página