Ensino Médio
Ensino Médio - campus Maracanã
Coordenação/Setor | Responsável | |
---|---|---|
Coordenação Acadêmica | Jose Fernandes Pereira | |
Coordenação Pedagógica | Zenaide Mariano | |
Coordenação Administrativa | Francisco de Assis Bandeira Alves | |
Coordenação de Biologia | Jorge Luiz Silva de Lemos | |
Coordenação de Artes | Renata da Silva Moura | |
Coordenação de Educação Física | Gilmar Fabiano de Almeida | |
Coordenação de Filosofia | Luis Cesar Fernandes de Oliveira | |
Coordenação de Física |
|
|
Coordenação de Geografia | Marcio de Araujo Moreira | |
Coordenação de História | Renato Lanna Fernandez | |
Coordenação de Línguas Estrangeiras | Claudia Maria Vasconcelos Lopes | |
Coordenação de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira |
|
|
Coordenação de Matemática | Haroldo Costa Silva Filho | |
Coordenação de Química | Valeria Pereira | |
Coordenação de Sociologia | Romulo de Souza Castro |
Currículo: Áreas do conhecimento e componentes curriculares
- Base curricular
- Linguagens e códigos
- Matemática
- Ciências humanas
- Ciências da natureza
Ensino Médio - campus Nova Iguaçu
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional explicita que o ensino médio é a etapa final da educação básica, o que concorre para a construção de sua identidade. Tal característica de terminalidade significa assegurar a todos os cidadãos a oportunidade de consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental; aprimorar o educando como pessoa humana; possibilitar o prosseguimento de estudos; garantir a preparação básica para o trabalho e a cidadania; dotar o educando dos instrumentos que lhe permitam “continuar aprendendo”, tendo em vista o desenvolvimento da compreensão dos “fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos”.
O ensino médio, portanto, é a etapa final de uma educação de caráter geral, afinada com a contemporaneidade, com a construção de competências básicas que situem o educando como sujeito produtor de conhecimento e participante do mundo do trabalho, e com o desenvolvimento da pessoa, como “sujeito em situação” – cidadão.
Nessa concepção, a Lei nº 9.394/96 mudou no cerne a identidade estabelecida para o ensino médio contida na referência anterior, a Lei nº 5.692/71, na qual o 2º grau era caracterizado por uma dupla função: preparar para o prosseguimento de estudos e habilitar para o exercício de uma profissão técnica.
Na perspectiva da nova lei, o ensino médio, como parte da educação escolar, deve vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social. Essa vinculação é orgânica e deve contaminar toda a prática educativa escolar.
Em suma, a lei estabelece uma perspectiva para esse nível de ensino que integra, numa mesma e única modalidade, finalidades até então dissociadas, para oferecer, de forma articulada, uma educação equilibrada, com funções equivalentes para todos os educandos:
- a formação da pessoa, de maneira a desenvolver valores e competências necessárias à integração de seu projeto individual ao projeto da sociedade em que se situa;
- o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
- a preparação e a orientação básica para a sua integração ao mundo do trabalho, com as competências que garantam seu aprimoramento profissional e permitam acompanhar as mudanças que caracterizam a produção no nosso tempo;
- o desenvolvimento das competências para continuar aprendendo, de forma autônoma e crítica, em níveis mais complexos de estudos.
(Adaptado de Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, texto disponível on-line em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf)
No campus Nova Iguaçu, a oportunidade de cursar o ensino médio também se vincula à educação profissional técnica de nível médio, sendo ela oferecida a uma parcela dos alunos dos cursos técnicos – os ingressantes na modalidade de concomitância interna.
A organização curricular do curso contempla a base nacional comum dos currículos dessa etapa da educação básica, conforme mostra a grade a seguir:
Componentes curriculares | Carga horária anual | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1ª série | 2ª série | 3ª série | TOTAL | |||||
Horas | Aulas | Horas | Aulas | Horas | Aulas | |||
Base comum | Língua Portuguesa e Literatura Brasileira | 152 | 4 | 152 | 4 | 152 | 4 | 456 |
Educação Artística | - | - | - | - | 76 | 2 | 76 | |
Educação Física | 76 | 2 | 76 | 2 | 76 | 2 | 152 | |
História | 76 | 2 | 76 | 2 | 76 | 2 | 228 | |
Geografia | 76 | 2 | 76 | 2 | 76 | 2 | 228 | |
Sociologia | 76 | 2 | 76 | 2 | 76 | 2 | 288 | |
Filosofia | 76 | 2 | 76 | 2 | 76 | 2 | 288 | |
Biologia | 76 | 2 | 76 | 2 | 76 | 2 | 228 | |
Física | 152 | 4 | 152 | 4 | 76 | 2 | 380 | |
Química | 152 | 4 | 76 | 2 | 152 | 4 | 380 | |
Matemática | 152 | 4 | 152 | 4 | 152 | 4 | 456 | |
Base diversificada | Inglês | 76 | 2 | 76 | 2 | 76 | 2 | 228 |
Espanhol | 76 | 2 | 76 | 2 | 76 | 2 | 76 | |
Carga horária do ensino médio | 1216 | 30 | 1140 | 30 | 988 | 32 | 3.572 |
Duração do curso
Três anos
Carga horária
3.572 horas-aula
Horário de funcionamento
Manhã: das 7h20 às 12h35
Tarde: das 12h45 às 18h
Gerente Acadêmico | Francisco Eduardo Cirto |
Coordenação de Ensino Médio | Luane da Costa Pinto Lins Fragoso |
Coordenador Suplente | Eduardo Augusto Giglio Gatto |
Professores | |
Biologia | Ademar Guimarães Melo |
Viviane Abreu de Andrade | |
Educação Artística | Eduardo Augusto Giglio Gatto |
Educação Física | Carlos Henrique dos Santos Martins |
Guilherme Dias Marconi da Costa | |
Espanhol | Charlene Cidrini Ferreira |
Física | Felipe Nogarol |
Leonardo Abeid | |
Marta Maximo Pereira | |
Sociologia | Alexander Soares Magalhães |
Thiago Esteves | |
Filosofia | Diego Casais Moreira |
Taís Pereira da Silva | |
Geografia | Marcelo Orozco Morais |
Marcus Rosa Soares | |
História | André Luiz Correia Lourenço |
Bruno Fraga Fernandes | |
Inglês | Aline Provedel Dib |
Gisele Cristina Cohen Fonseca | |
Luane da Costa Pinto Lins Fragoso | |
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira | Marco Antônio Ferreira Marinho |
Maria de Fátima Bispo | |
Viviane Santana Marquezini | |
Matemática | Célio Marques de Freitas |
Marcelo dos Reis Lopes | |
Wellerson Quintaneiro | |
Química | Bauer de Oliveira Bernardes |
Luiz de Matos Silva | Paulo Sérgio Rosa Fernandes |
Redes Sociais