Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Estágio
Início do conteúdo da página

Estágio

Publicado: Quinta, 23 de Dezembro de 2021, 10h17 | Última atualização em Terça, 11 de Outubro de 2022, 19h11 | Acessos: 809

A partir do dia 17.10.2022 não aceitaremos mais documentos com assinatura digital.

Aqui você encontrará as informações básicas sobre como proceder em relação à formalização do seu estágio.

O Setor de estágio é parte integrante da Seção de Registros Acadêmicos - SERAC-IT, responsável pela formalização dos estágios dos alunos no campus Itaguaí. É importante ressaltar que os estágios dos alunos do campus Itaguaí deverão seguir as observações deste Setor. Apenas utilize os modelos disponibilizados nesta página.

Estamos à disposição para ajudar no que for necessário para que você realize o seu estágio com segurança e tranquilidade. Para solicitações ao setor de estágio utilizar o sistema de chamados através do link http://chamados.cefet-rj.br/. Dúvidas podem ser enviadas através do chamado ou ainda através do e-mail  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., porém, antes consulte as informações que disponibilizamos abaixo. ATENDIMENTOS PRESENCIAIS NO SETOR DE ESTÁGIO: MEDIANTE AGENDAMENTO.

Perguntas e respostas:

O que é estágio?

Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho e que visa à preparação para o trabalho produtivo do educando. Integra o itinerário formativo e está previsto no projeto pedagógico do curso.

Visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho. (Lei n. 11.788/2008).

 O que é Estágio Obrigatório?

É aquele definido como tal no projeto pedagógico do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma. Os alunos das Engenharias só realizam estágio obrigatório quando estão matriculados na disciplina Estágio Supervisionado.

 O que é Estágio não-obrigatório?

É aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória. Qualquer aluno matriculado em disciplinas pode realizar estágio não-obrigatório. Alunos com matrícula trancada não podem realizar qualquer tipo de estágio.

 O que é necessário para realizar um estágio?

Antes de qualquer coisa, verifique se a empresa é conveniada com o CEFET/RJ ou através de Agente de Integração conveniado (como CIEE, Capacitare, entre outros, que você pode consultar na lista de empresas conveniadas). Caso a empresa não seja conveniada e também não tenha contratado um agente de integração conveniado, esta poderá solicitar a celebração do convênio, clique aqui para saber mais. O próximo passo será solicitar uma declaração para estágio.

 Como faço para solicitar uma declaração para estágio?

Para fazer estágio você precisará comprovar o seu vínculo com o CEFET/RJ, através da declaração de estágio. Solicite através do sistema de chamados http://chamados.cefet-rj.br/ .

O prazo para resposta atendimento ao seu pedido é de até 05 (três) dias úteis. Não trabalhamos com urgência, mas se você tiver uma, explique no campo para mensagem.

 Quais são os documentos necessários para realizar um estágio?

Para começar o seu estágio será necessário firmar um termo de compromisso de estágio (TCE), e apresentar um plano de estágio (PE). ATENÇÃO: Jamais inicie um estágio sem antes firmar o termo de compromisso acompanhado do plano de estágio assinado pelas partes - aluno, instituição de ensino e empresa (e também agente de integração, se houver).

Observação: A INSTITUIÇÃO DE ENSINO é a última parte a assinar. O TCE e o PE são assinados por pessoas diferentes. O primeiro pelo aluno, empresa / agente de integração e Cefet. O segundo pelo supervisor da empresa e o professor orientador. 

Observação: O TCE não pode ter duração de mais de 12 meses. É possível, no entanto, realizar prorrogação do TCE por meio de aditivos até o total de 24 meses. O estágio, em nenhuma hipótese poderá ter mais de 2 anos, conforme art. 11, da LEI Nº 11.788, DE  25 DE SETEMBRO DE 2008.

Como obter as assinaturas no Termo de compromisso de estágio? 

 Para solicitar análise e assinatura desse documento, basta comparecer ao setor de Estágio, no horário de atendimento, das 11h30 às 13h30 e das 17h30min às 19h30 e entregar em 3 vias (ou em 4 vias, se for por meio de agente de integração). 

 Como obter as assinaturas do plano de estágio?

Para solicitar assinatura desse documento, após assinatura do supervisor da empresa, envie um e-mail para o professor que você deseja que seja o seu orientador, verifique a disponibilidade dele. Após agende para colher assinatura e entregue o documento no setor de Estágio

 

 

Quais são os pré-requisitos para realizar um estágio obrigatório?

Confira abaixo os pré-requisitos e exigências por curso.

Engenharia Mecânica (modalidade obrigatória)
Carga Horária Exigida 378 horas
Pré-requisito 160 créditos*
Exigências
  • Estar matriculado em disciplinas;
  • Firmar termo de compromisso de estágio e apresentar plano de estágio;
  • Manter contato com orientador;
  • Apresentar toda a documentação exigida pelo professor orientador e Setor de Estágio.
  • Observação: alunos que trabalham na área podem solicitar aproveitamento de carga horária para realizar a disciplinas Estágio Supervisionado.

* Só poderá ser contabilizada a carga horária dos estágios não-obrigatórios, para fins de aproveitamento da carga horária obrigatória, aqueles cujas atividades sejam correlacionadas ao curso e autorizadas pelo orientador, após a efetivação da matrícula. A carga horária anterior a matrícula na disciplina não será computada, a não ser que o aluno requeira matrícula extemporânea a fim de aproveitar a carga horária no semestre seguinte.

 

Engenharia de Produção (modalidade obrigatória)
Carga Horária Exigida 360 horas
Pré-requisito 160 créditos*
Exigências
  • Estar matriculado em disciplinas;
  • Firmar termo de compromisso de estágio e apresentar plano de estágio;
  • Manter contato com orientador;
  • Apresentar toda a documentação exigida pelo professor orientador e Setor de Estágio.
  • Observação: alunos que trabalham na área podem solicitar aproveitamento de carga horária para realizar a disciplinas Estágio Supervisionado.

* Só poderá ser contabilizada a carga horária dos estágios não-obrigatórios, para fins de aproveitamento da carga horária obrigatória, aqueles cujas atividades sejam correlacionadas ao curso e autorizadas pelo orientador, após a efetivação da matrícula. A carga horária anterior a matrícula na disciplina não será computada, a não ser que o aluno requeira matrícula extemporânea a fim de aproveitar a carga horária no semestre seguinte.

 

Técnico em mecânica (modalidade obrigatória)
Carga Horária Exigida 400 horas
Pré-requisito Cursando a partir do 2º ano *
Exigências
  • Possuir vínculo ativo com a instituição; **
  • Apresentar o plano de estágio;
  • Firmar um termo de compromisso de estágio;
  • Ser acompanhado por um orientador;
  • Apresentar Relatório Final;
  • Apresentar Ficha de Frequência e Avaliação de estágio após a conclusão do estágio.

* Só poderá ser contabilizada a carga horária dos estágios não-obrigatórios, para fins de aproveitamento da carga horária obrigatória, cujas atividades sejam correlacionadas ao curso e autorizadas pelo orientador, a partir do 2º ano. A carga horária realizada em períodos anteriores não será computada.

** O prazo para realização do estágio após a conclusão das disciplinas do 3º ano será de 24 meses. Após este período, o aluno que não realizar estágio nem pedir isenção estará como “abandono” no sistema. Para tentar reverter essa situação, deverá entrar com pedido de revisão de abondono junto à SERAC: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Comecei um estágio e não quero continuar, o que fazer?

Basta informar a empresa o seu desejo de rescindir o estágio, preencher o termo de rescisão, informando a data da saída, coletar as assinaturas e entregar no setor de Estágio no horário de atendimento.

Exerço atividade profissional na área do meu curso, posso solicitar isenção de estágio?

A isenção do estágio poderá ser concedida ao estudante que comprove ter exercido, considerando os últimos cinco anos, função ou programa de aprendizagem (Jovem Aprendiz), correlata à área de formação, por tempo igual ou superior à carga horária de estágio exigida pelo curso. (Resolução de Estágio - nº18/2016 / CEFET/RJ). Para fazer tal pedido, o primeiro passo é solicitar uma declaração para a empresa em papel timbrado com data de início, nome do cargo e atividades realizadas. Essa declaração pode ser digitalizada em enviada pelo sistema de chamados ou para o e-mail do Setor de Estágio.

 O que fazer para prorrogar meu estágio?

Será necessário formalizar através de um termo aditivo. Lembrando que a vigência do aditamento precisa necessariamente ser sequencial ao termo de compromisso. Caso haja interrupção, outro termo de compromisso deverá ser firmado.

Preciso interromper o estágio não-obrigatório para iniciar o estágio obrigatório?

Não. Você poderá aproveitar aquela carga horária exigida pelo curso desde que atenda aos pré-requisitos e cumpra as exigências.

 

Como procurar estágio?

Logo abaixo você encontrará diversos links de empresas que oferecem oportunidades de estágio. Faça o cadastro e acesse todos os dias para ficar por dentro das oportunidades. Fique atento também ao seu e-mail institucional e ao e-mail da turma, pois poderemos enviar oportunidades de estágio através destes e-mais.

Ciee Fundação Mudes
Instituto Capacitare Super Estágios
NUBE Cia Talentos
Companhia de Estágios Vagas

 

Prazos de atendimento:

Esclarecimentos de dúvidas e informações diversas: 3 dias úteis

Análise e assinatura de documentos de estágio (Termo de compromisso, aditivos e cartas de rescisão): 5 dias úteis

Declaração para estágio: 5 dias úteis

Fichas de frequência e documentação de isenção: 10 dias úteis

 OBSERVAÇÃO: E-MAILS RECEBIDOS APÓS AS 16H COMEÇAM A CONTAR A PARTIR DO DIA ÚTIL SEGUINTE.

POR FAVOR, NÃO MANDE OUTRO E-MAIL NEM ABRA OUTRO CHAMADO ANTES DE EXPIRADO O PRAZO.

SE VOCÊ ABRIU UM CHAMADO, SERÁ ATENDIDO PELO CHAMADO. NÃO ENVIE E-MAIL COM O MESMO ASSUNTO, POIS ISSO AUMENTA A CARGA DE TRABALHO E DIFICULDADE NOSSO ATENDIMENTO.

 

DOCUMENTOS:

MODELO DE CARTA DE RESCISÃO - DA EMPRESA PARA O ALUNO

MODELO DE CARTA DE RESCISAO - DO ALUNO PARA A EMPRESA

MODELO DECLARAÇÃO DA EMPRESA PARA ISENÇÃO e CÓPIAS DA CARTEIRA

MODELO PLANO DE ESTÁGIO

MODELO RELATÓRIO DE ISENÇÃO

RESOLUÇAO Nº 18-2016 DE 08-09-2016

TCE - ESTÁGIO EXTERNO - MODELO ITAGUAÍ - ATUALIZADO

TERMO ADITIVO - MODELO  - ALTERAÇÕES NAS CLÁUSULAS

TERMO ADITIVO - MODELO - PRORROGAÇÃO

registrado em:
Fim do conteúdo da página