Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 28/07/2016 - Debate "A experiência (inter)nacional e do Rio de Janeiro em megaeventos: impactos, legados e alternativas"
Início do conteúdo da página

28/07/2016 - Debate "A experiência (inter)nacional e do Rio de Janeiro em megaeventos: impactos, legados e alternativas"

Publicado: Terça, 26 de Julho de 2016, 19h43 | Última atualização em Terça, 26 de Julho de 2016, 19h43 | Acessos: 1195

Quinta-feira, 28/07, às 11h30 – Videoteca – Bloco E, 4º andar, Cefet/RJ campus Maracanã

Prof. Christopher Gaffney – Universidade de Zürich – Suíça – Departamento de Geografia
Prof. Erick Omena – Universidade Oxford Brookes – Reino Unido – Doutorando
Prof. Alessandro Biazzi – Cefet/RJ – LEANI

Serão emitidos certificados de participação. Inscrições no local.

Realização: Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas as Negociações Internacionais (LEANI)

No ano de 2016, a preparação da Olimpíada e da Paralimpíada no Rio de Janeiro fecha o ciclo de quase duas décadas em que os megaeventos ocupam na agenda pública, intergovernamental, empresarial e da sociedade civil brasileira, um campo de disputa social. Os impactos imediatos, o legado posterior e a construção de alternativas ao modelo de "Cidade Olímpica", já apontadas a partir de outras experiências internacionais e com a realização dos Jogos Pan-americanos, em 2007, no Rio de Janeiro, e da Copa do Mundo, em 2014, colocam a necessidade de um debate atualizado sobre o tema. Quais as consequências a longo prazo em matéria de gestão urbana, política esportiva e uso dos equipamentos esportivos construídos e reformados? Em que as políticas de desenvolvimento, proteção do meio ambiente, difusão da cultura, participação social e do mundo do trabalho transformaram-se ao fim do ciclo de realização dos megaeventos no Brasil? Pretende-se debater os sentidos e disputas no discurso do “legado” e em que medida os megaeventos proporcionam ou não transformações no espaço das políticas nacionais e urbanas, em comparação com outras experiências internacionais.

Fim do conteúdo da página