Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 04-05-17 - Ciclo de palestras do PPRER: "O racismo anti-imigrantes e refugiados e as políticas públicas no Brasil"
Início do conteúdo da página

04-05-17 - Ciclo de palestras do PPRER: "O racismo anti-imigrantes e refugiados e as políticas públicas no Brasil"

Publicado: Segunda, 17 de Abril de 2017, 16h58 | Última atualização em Terça, 18 de Abril de 2017, 14h49 | Acessos: 1882

O Ciclo de palestras do Programa de Pós-graduação em Relações Étnico-Raciais (PPRER) recebe Helion Póvoa Neto, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM), no dia 4 de maio, às 14 horas, no Auditório 2 do campus Maracanã (Av. Maracanã, 229, Maracanã – RJ). A atividade é realizada em parceria com a Coordenação de Geografia e abordará o racismo anti-imigrantes e refugiados na atualidade.

O Brasil é um país com uma tradição imigratória. Essa tradição sempre se apoiou em princípios que levavam em conta a questão racial e a do chamado "imigrante desejável". Ao longo da história nacional, as prioridades quanto à imigração modificaram-se, mas esse tema esteve sempre presente. No momento atual, o Brasil defronta-se com a questão de como lidar com a vinda de imigrantes e refugiados, na sua maioria de países do Sul. A palestra tratará dessa contextualização histórica e atual, apresentando alguns dilemas presentes.

Fim do conteúdo da página