Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 15 a 17/02/2019 – Invent for the Planet
Início do conteúdo da página

15 a 17/02/2019 – Invent for the Planet

Publicado: Sexta, 01 de Fevereiro de 2019, 17h47 | Última atualização em Quinta, 14 de Fevereiro de 2019, 14h01 | Acessos: 1556

Por 48 horas, estudantes universitários de mais de 40 países se unirão virtualmente à Texas A&M University para um desafio que buscará soluções para diversos problemas vividos pelo planeta hoje. O evento será realizado entre os dias 15 e 17 de fevereiro.

No Rio de Janeiro, o Invent for the Planet acontecerá no campus Maracanã do Cefet/RJ e contará com cerca de 20 alunos da instituição e 10 da UFRJ. Estão sendo preparadas duas salas do 5º andar do Bloco E para o desenvolvimento dos trabalhos dos alunos.
Os estudantes serão divididos em equipes locais de cinco ou seis alunos, que trabalharão em 15 temas definidos pela organização do evento. As equipes terão 48 horas para apresentar uma solução. Todo o evento será transmitido pela Internet. 

No Cefet/RJ, os estudantes começarão a trabalhar na concepção da solução a partir das 16h do dia 15/02. As equipes do mundo inteiro seguem o mesmo horário de início, mas respeitando o fuso horário de cada país. O trabalho continuará no dia 16/02, envolvendo a construção de protótipos. Os alunos passarão as noites de sexta para sábado e de sábado para domingo trabalhando nos projetos. 

No domingo de manhã, as equipes locais (Cefet/RJ e UFRJ) começarão a preparar uma apresentação de 10 minutos que será exibida para uma banca examinadora formada por docentes das duas instituições, a partir das 15h. A banca se reunirá e escolherá a equipe local vencedora, que receberá um certificado, numa cerimônia de premiação. O vídeo com a apresentação da equipe local vencedora será encaminhado para a organização do evento e concorrerá com os outros vencedores locais. As três equipes melhor classificadas irão para os Estados Unidos concorrer entre si.

 

Programação preliminar:

Sexta (15/02)

16h – Início das atividades
19h – Formação das equipes / brainstorm / desenvolvimento dos conceitos iniciais
21h – Apresentação dos conceitos iniciais / ideias básicas (10 minutos para cada equipe)

Sábado (16/02)

Dia todo – Desenvolvimento das atividades/construção de protótipos

Domingo (17/02)

Manhã – Finalização dos trabalhos e preparação da apresentação
15h – Apresentação para a banca examinadora
17h – Cerimônia de distribuição dos prêmios às equipes locais
17h30 – Encerramento

 

Clique no link para saber mais sobre o Invent for the Planet.

Fim do conteúdo da página