Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 12/08/2019 – Aula inaugural do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação
Início do conteúdo da página

12/08/2019 – Aula inaugural do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação

Publicado: Quinta, 01 de Agosto de 2019, 15h39 | Última atualização em Quinta, 01 de Agosto de 2019, 16h07 | Acessos: 219

O Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPCIC) do Cefet/RJ realiza a aula inaugural intitulada “Tratamento de dados: uma perspectiva evolutiva e multidisciplinar”, no dia 12 de agosto de 2019, às 10h, no Auditório 5 do campus Maracanã. A palestra será ministrada pela professora convidada Esther Pacitti, do curso de Ciência da Computação da Universidade de Montpellier, na França.

A aula inaugural irá abordar o contexto do crescimento da quantidade e da variedade de dados (imagens, áudio, pontos, matrizes, texto etc.), produzidos em diversas áreas (redes sociais, agronomia, botânica, medicina e outros), que fez aumentar também os desafios tecnológicos e de pesquisa no tratamento desse grande volume de dados, denominado pelo termo Big Data.

Na palestra, a professora Esther Pacitti irá apresentar uma visão da evolução dos métodos de tratamento de dados a partir do modelo relacional, de banco de dados distribuídos, de Big Data até a ciência de dados. Irá expor também algumas aplicações específicas da Agronomia, da Botânica e da Sismologia, e compartilhar experiências de pesquisa na França e no Brasil.

Sobre a palestrante

Esther Pacitti é professora de Ciência da Computação na Universidade de Montpellier, na França, e líder associada da equipe Zenith no Inria e no CNRS, desenvolvendo pesquisas em gerenciamento de dados científicos, incluindo Big Data, sistemas distribuídos e paralelos, sistemas de recomendação e recuperação de informações. Publicou mais de 100 artigos técnicos e é coautora dos livros P2P Techniques for Decentralized Applications e Data-Intensive Workflow Management For Clouds and Data-Intensive and Scalable Computing Environments, publicados pela Morgan & Claypool em 2012 e 2019, respectivamente. Ela é membro do comitê de programa de grandes conferências internacionais, como SIGMOD, VLDB, ICDE, CIKM, ICDCS e EDBT. Esther também é responsável pelas relações internacionais do Departamento de Informática e Gestão da Polytech Montpellier.

Fim do conteúdo da página