Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 26/02/2021 – Ciclo de conversas do PPRER: O protagonismo de mulheres negras na história do samba
Início do conteúdo da página

26/02/2021 – Ciclo de conversas do PPRER: O protagonismo de mulheres negras na história do samba

Publicado: Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h16 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h17 | Acessos: 773

O Programa de Pós-graduação em Relações Étnico-raciais (PPRER) do Cefet/RJ convida para o primeiro encontro do Ciclo de Conversas do PPRER em 2021. Para fechar o mês de fevereiro, de um carnaval "que não passou", o evento promoverá uma conversa com Jurema Werneck e Angélica Ferrarez sobre "O protagonismo de mulheres negras na história do samba". O evento acontece na próxima sexta-feira, dia 26 de fevereiro, às 14h30, no canal do PPRER no YouTube.

A conversa propõe um diálogo entre os trabalhos das duas convidadas. De um lado, a tese de Jurema Werneck, recentemente publicada no livro "O samba segundo as ialodês: mulheres negras e cultura midiática", e de outro a pesquisa de Angélica Ferrarez sobre as tias do samba na Zona Portuária do Rio de Janeiro, incluindo, mais recentemente, sua tese intitulada "Tia Dodô da Portela: memórias, linguagens e poderes de mulheres negras no pós-abolição".

A organização do Ciclo de Conversas é de Felipe Machado, pós-doutorando do PPRER.

Sobre as convidadas

Jurema Werneck é ativista negra, médica pela Universidade Federal Fluminense (UFF), autora e doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Nascida no Morro dos Cabritos, no bairro carioca de Copacabana, acumula uma longa trajetória de luta no movimento de saúde da população negra e dos direitos humanos. É fundadora da ONG Criola, que desde 1992 atua pela garantia dos direitos das mulheres negras no país. Em 2017, assumiu a direção executiva da Anistia Internacional Brasil, uma das maiores e mais importantes organizações de direitos humanos do mundo. Além disso, Jurema integra o conselho diretor da Global Fund for Women e é presidente do conselho de administração do Fundo Brasil de Direitos Humanos. Em 2000, organizou o livro Saúde das Mulheres Negras: Nossos Passos Vêm de Longe, em conjunto com Evelyn C. White e Maria Luísa Mendonça.

Angélica Ferrarez é doutora em história política, pesquisadora da história social do samba e das mulheres e idealizadora da websérie “Rodadas”. Atualmente, escreve a biografia da porta-bandeira Tia Dodô da Portela e é coorganizadora do Livro Negro dos Sentidos, uma coletânea de contos e poemas eróticos escritos por mulheres negras.

 

Fim do conteúdo da página