Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 15/06/2021 – Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC) – "Análise on-line de grandes volumes de dados (e pequenos também!)"
Início do conteúdo da página

15/06/2021 – Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC) – "Análise on-line de grandes volumes de dados (e pequenos também!)"

Publicado: Quinta, 10 de Junho de 2021, 17h04 | Última atualização em Quinta, 10 de Junho de 2021, 17h13 | Acessos: 548

live da próxima terça-feira (15) do projeto Seminários da Escola de Informática e Computação (EIC) terá como tema "Análise on-line de grandes volumes de dados (e pequenos também!)". O evento ocorrerá às 19h30, no canal do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPCIC) do Cefet/RJ no YouTube. A iniciativa é aberta ao público. Para obter certificado de participação, é necessário fazer a inscrição prévia e assinar a lista de presença durante a atividade.

O palestrante será Daniel de Oliveira, doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Autor de mais de 150 artigos em periódicos indexados e em congressos nacionais e internacionais, Oliveira atua como professor do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (IC/UFF) desde 2013. Suas áreas de interesse em pesquisa incluem ciência de dados, computação em nuvem, gerência de dados de proveniência, gerência de workflows científicos, paralelismo de dados e bioinformática.

De acordo com os responsáveis pelo evento, algumas áreas estratégicas para o desenvolvimento do Brasil, como a petrolífera, de meteorologia e biologia, são altamente dependentes do uso de simulações computacionais. Apesar dessas simulações poderem ser implementadas em programas monolíticos, a grande maioria é caracterizada pelo encadeamento de programas que executam modelos computacionais cada vez mais complexos (i.e., dataflows). Essa palestra apresenta algumas abordagens desenvolvidas por Daniel de Oliveira com o objetivo de fornecer apoio a análises de dados científicos.


Sobre os Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC)

O objetivo do projeto Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC) é fortalecer os conteúdos vistos em sala de aula, além de propiciar aos alunos e à comunidade uma oportunidade de conhecer as atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à computação nas instituições de pesquisa do Rio de Janeiro.

As palestras são feitas tanto por professores quanto por alunos, que podem aproveitar a oportunidade para expor as suas propostas de dissertações, trabalhos de conclusão de curso, trabalhos de iniciação científica, projetos de ensino ou projetos de extensão.

Para acompanhar a agenda de Seminários da Escola de Informática e Computação, acesse: https://eic.cefet-rj.br/seminarios

Fim do conteúdo da página