Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 02/09/2021 – Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC) – “Mineração de sequências restritas no espaço e no tempo”
Início do conteúdo da página

02/09/2021 – Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC) – “Mineração de sequências restritas no espaço e no tempo”

Publicado: Quarta, 25 de Agosto de 2021, 19h54 | Última atualização em Terça, 31 de Agosto de 2021, 18h37 | Acessos: 968

Na quinta-feira (02/09), o projeto Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC) apresentará o tema “Mineração de sequências restritas no espaço e no tempo”. O encontro on-line, que é aberto ao público, iniciará às 19h30 e terá transmissão pelo canal do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPCIC) do Cefet/RJ no YouTube. Para obter certificado de participação, é necessário fazer a inscrição prévia e assinar a lista de presença durante o evento.

De acordo com os organizadores da atividade, os padrões espaço-temporais trazem conhecimento sobre as sequências de eventos, o lugar e o tempo em que ocorrem. Encontrar esses padrões é uma tarefa complexa e de grande valor para diferentes domínios. No entanto, nem todos os padrões são frequentes em um conjunto de dados inteiro, sendo restritos no espaço e no tempo.

Neste seminário, será apresentada uma nova abordagem para descobrir sequências frequentes restritas no espaço e no tempo, sem usar restrições prévias, permitindo que diferentes tamanhos de sequência, intervalos de tempo e espaço sejam encontrados. Trata-se da primeira abordagem a permitir o uso do espaço em três dimensões.

A palestra será realizada pelo docente Antonio José de Castro Filho, mestre em Ciência da Computação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPCIC) do Cefet/RJ. Atualmente, o profissional é desenvolvedor de software da Finep. Antônio Castro tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, tendo atuado em equipes ágeis como desenvolvedor de software por mais de dez anos.

 

Sobre os Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC)

O objetivo do projeto Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC) é fortalecer os conteúdos vistos em sala de aula, além de propiciar aos alunos e à comunidade uma oportunidade de conhecer as atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à computação nas instituições de pesquisa do Rio de Janeiro.

As palestras são feitas tanto por professores quanto por alunos, que podem aproveitar a oportunidade para expor as suas propostas de dissertações, trabalhos de conclusão de curso, trabalhos de iniciação científica, projetos de ensino ou projetos de extensão.

Para acompanhar a agenda de seminários da Escola de Informática e Computação, acesse: https://eic.cefet-rj.br/seminarios

Fim do conteúdo da página