Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 09/09/2021 – Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC) – “Predição de séries temporais”
Início do conteúdo da página

09/09/2021 – Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC) – “Predição de séries temporais”

Publicado: Quarta, 01 de Setembro de 2021, 18h03 | Última atualização em Quarta, 01 de Setembro de 2021, 18h06 | Acessos: 671

No dia 9 de setembro, às 19h30, a programação do projeto Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC) contará com a apresentação do professor Eduardo Ogasawara, cujo título é “Predição de séries temporais”. O evento é aberto a alunos do Cefet/RJ e à comunidade em geral de Computação e será transmitido pelo canal do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPCIC) do Cefet/RJ no YouTube. Para se inscrever no seminário, acesse SEIC – Eduardo Ogasawara.

De acordo com os responsáveis pela iniciativa, a tarefa de previsão em séries temporais consiste em usar modelos para prever novas observações a partir outras previamente coletadas. Tais modelos descrevem o fenômeno gerador da série temporal. A predição de valores futuros leva em consideração valores passados cuja ordem, na sequência, seja imediatamente anterior ao horizonte de previsão. O objetivo desta apresentação é expor alguns dos principais processos de predição de séries temporais e apontar para desafios e oportunidades de pesquisa na questão.

O palestrante Eduardo Ogasawara é doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) e atua como docente do Cefet/RJ desde 2010. Ogasawara liderou a criação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPCIC) do Cefet/RJ e foi coordenador do programa de 2016 a meados de 2021.

Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC)

O objetivo do projeto Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC) é fortalecer os conteúdos vistos em sala de aula, além de propiciar, aos alunos e à comunidade, uma oportunidade de conhecer as atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à computação, especialmente as pesquisas e projetos em andamento na Escola de Informática e Computação (EIC), no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPCIC) e nas demais instituições de pesquisa do Rio de Janeiro.

As palestras são feitas tanto por professores quanto por alunos, que podem aproveitar a oportunidade para expor as suas propostas de dissertações, trabalhos de conclusão de curso, trabalhos de iniciação científica, projetos de ensino ou projetos de extensão. É uma oportunidade importante para obter contribuições, críticas e sugestões que podem direcionar o andamento dos seus projetos.

Para acompanhar a agenda de Seminários da Escola de Informática e Computação, acesse: https://eic.cefet-rj.br/seminarios.

Fim do conteúdo da página