Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 27/09/2021 – Palestra “Concepções de surdez e o cenário da educação de surdos no Brasil”
Início do conteúdo da página

27/09/2021 – Palestra “Concepções de surdez e o cenário da educação de surdos no Brasil”

Publicado: Quarta, 22 de Setembro de 2021, 19h11 | Última atualização em Quarta, 22 de Setembro de 2021, 19h11 | Acessos: 776

Em função da representatividade que o mês de setembro tem para a comunidade surda brasileira, o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do campus Maracanã irá promover a palestra “Concepções de surdez e o cenário da educação de surdos no Brasil”. A apresentação será realizada pela professora do Cefet/RJ Andreza Nora, doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp, e a abertura será conduzida pelo diretor de Ensino, professor Roberto Borges. A palestra ocorrerá no dia 27 de setembro, às 18h, com transmissão pelo canal da Diretoria de Ensino (DIREN) no YouTube, e contará com a mediação da coordenadora do NAPNE Maracanã, Simone Ribeiro.

O evento é uma ação inserida no contexto do Setembro Azul, o mês da visibilidade da comunidade surda brasileira, e busca promover o debate acerca da evolução histórica das diferentes concepções de surdez circulantes socialmente (clínico-terapêutica e socioantropológica) e os impactos que trouxeram para o cenário da educação de pessoas surdas e com deficiência auditiva no Brasil. Serão enfocados os diversos modelos de ensino existentes voltados a esse segmento da população no contexto brasileiro (a escola regular, a escola especial e a escola bilíngue) e os atravessamentos discursivos que os permeiam.

A palestra será acessível em Libras e os participantes receberão certificado de 2h. Não é necessária a inscrição prévia. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a Diretoria de Ensino (DIREN) pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Fim do conteúdo da página