Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 19/10/2021 – Palestra “A vida no contexto cósmico”
Início do conteúdo da página

19/10/2021 – Palestra “A vida no contexto cósmico”

Publicado: Terça, 28 de Setembro de 2021, 19h49 | Última atualização em Terça, 28 de Setembro de 2021, 21h08 | Acessos: 824

Você já pensou a respeito de questões como, por exemplo, “o que é a vida?” ou “qual será o futuro da vida no planeta Terra”? Então, não perca o encontro on-line que apresentará o tema “A vida no contexto cósmico”, com Carlos Alexandre Wuensche, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A palestra será transmitida pelo YouTube, no dia 19 de outubro, a partir das 17h.

A iniciativa integra o evento “1º Encontro multicampi de professores de Física do Cefet/RJ”. Quem quiser ter direito ao certificado de participação, deverá se inscrever pelo formulário disponível no Microsoft Forms. A atividade será aberta a todos os públicos.  De acordo com os organizadores, a palestra trará uma abordagem multidisciplinar sobre a questão da busca de vida no universo discutindo questões fundamentais da existência.

O ponto de partida serão as condições cosmológicas e astrofísicas para o aparecimento da vida como a conhecemos, desde a formação dos elementos químicos, passando pela física e pela química básica para o aparecimento da vida, e chegando até os requisitos necessários para a evolução estelar. O passo seguinte será o entendimento do conceito de Habitabilidade Cósmica, incluindo a bioquímica do meio interestelar, a necessidade de água e outros aspectos, abordados do ponto de vista terrestre, incluindo o que se pode esperar dos mais de 4.000 planetas extra-solares já encontrados.

O evento abordará também, brevemente, os resultados do projeto SETI, dedicado à busca de inteligência extraterrestre, e fará reflexões sobre o futuro da vida na Terra e no universo.

 

Fim do conteúdo da página