Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 24/03/2022 – Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC) – “Por que GPUs são processadores tão poderosos?”
Início do conteúdo da página

24/03/2022 – Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC) – “Por que GPUs são processadores tão poderosos?”

Publicado: Segunda, 21 de Março de 2022, 20h29 | Última atualização em Terça, 22 de Março de 2022, 12h58 | Acessos: 748

Na próxima quinta-feira (24/03), o projeto Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC) irá apresentar o tema “Por que GPUs são processadores tão poderosos?”. O evento on-line será transmitido pelo canal do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPCIC) no YouTube, a partir das 19h30, e ficará disponível para visualização posterior.

Ao longo da apresentação, irá circular uma lista de presença. Para os alunos da graduação, a presença viabiliza a emissão de certificado de participação que conta como horas complementares. Para que o certificado possa ser efetivado, o aluno deve:

1) inscrever-se previamente no seminário pelo site https://eic.cefet-rj.br/seminarios/;

2) assistir ao evento “ao vivo”;

3) assinar a lista de presença durante a transmissão.

O evento terá como palestrante Cristiana Bentes, que irá explicar o que é uma GPU, como é sua arquitetura geral e por que ela é tão mais rápida, quando comparada com a CPU, para computação científica. Cristiana, atualmente, é professora titular do Departamento de Engenharia de Sistemas e Computação da Uerj, tendo sido contemplada com bolsa no Programa de Incentivo à Produção Científica (Prociência).

A docente é doutora em Engenharia de Sistemas e Computação pela Coppe/UFRJ, na área de computação de alto desempenho. É pesquisadora nível 2 do CNPq, possuindo mais de 75 artigos publicados, diversas orientações de alunos de mestrado e doutorado e participação em uma série de projetos de pesquisa financiados na área de computação de alto desempenho.

Clique para saber mais.

 

Sobre os Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC)

O objetivo do projeto Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC) é fortalecer os conteúdos vistos em sala de aula, além de propiciar, aos alunos e à comunidade, uma oportunidade de conhecer as atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à computação, especialmente as pesquisas e projetos em andamento na Escola de Informática e Computação (EIC), no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPCIC) e nas demais instituições de pesquisa do Rio de Janeiro.

As palestras são feitas tanto por professores quanto por alunos, que podem aproveitar a oportunidade para expor as suas propostas de dissertações, trabalhos de conclusão de curso, trabalhos de iniciação científica, projetos de ensino ou projetos de extensão. É uma oportunidade importante para obter contribuições, críticas e sugestões que podem direcionar o andamento dos seus projetos.

Para acompanhar a agenda de Seminários da Escola de Informática e Computação, acesse: https://eic.cefet-rj.br/seminarios.

Fim do conteúdo da página