Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 28/04/2022 – Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC) – “Ciência de dados e análise de imagens”
Início do conteúdo da página

28/04/2022 – Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC) – “Ciência de dados e análise de imagens”

Publicado: Terça, 19 de Abril de 2022, 18h30 | Última atualização em Terça, 19 de Abril de 2022, 18h32 | Acessos: 636

Na quinta-feira (28), o projeto Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC) realizará uma live com o tema “Ciência de dados e análise de imagens”. O evento terá como palestrante o docente Roger Resmini, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), e iniciará a partir das 19h30. A transmissão será realizada pelo canal do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPCIC) no YouTube. O vídeo ficará disponível para posterior visualização.

Ao longo da apresentação, irá circular uma lista de presença. Para os alunos da graduação, a presença viabiliza a emissão de certificado de participação que conta como horas complementares. Para que o certificado possa ser efetivado, o aluno deve;
1) inscrever-se previamente no seminário no site https://eic.cefet-rj.br/seminarios/;
2) assistir ao seminário “ao vivo”;
3) assinar a lista de presença durante a transmissão.

De acordo com os organizadores, a ciência de dados tem sido cada vez mais importante no dia a dia das empresas que buscam se destacar no mercado. A análise de imagens é a área da ciência da computação que lida com imagens em busca de realizar diversas tarefas, principalmente relacionadas ao reconhecimento de padrões. A ideia da palestra é conceituar essas duas temáticas e apresentar algumas possibilidades de aplicação. 

Atualmente, o palestrante Roger Resmini é diretor no Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal de Rondonópolis, em Mato Grosso. O profissional possui doutorado em Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e trabalha na pesquisa com análise de imagens e ciência de dados. Na extensão universitária, Resmini atua com empreendedorismo e desenvolvimento de software.

Sobre os Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC)

O objetivo do projeto Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC) é fortalecer os conteúdos vistos em sala de aula, além de propiciar, aos alunos e à comunidade, uma oportunidade de conhecer as atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à computação, especialmente as pesquisas e projetos em andamento na Escola de Informática e Computação (EIC), no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPCIC) e nas demais instituições de pesquisa do Rio de Janeiro.

As palestras são feitas tanto por professores quanto por alunos, que podem aproveitar a oportunidade para expor as suas propostas de dissertações, trabalhos de conclusão de curso, trabalhos de iniciação científica, projetos de ensino ou projetos de extensão. É uma oportunidade importante para obter contribuições, críticas e sugestões que podem direcionar o andamento dos seus projetos.

Para acompanhar a agenda de Seminários da Escola de Informática e Computação, acesse: https://eic.cefet-rj.br/seminarios.

Fim do conteúdo da página