Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 12/05/2022 – Palestra “Do Cefet/RJ ao acelerador de partículas LHC: a contribuição cefetiana para a maior máquina já construída pela humanidade”
Início do conteúdo da página

12/05/2022 – Palestra “Do Cefet/RJ ao acelerador de partículas LHC: a contribuição cefetiana para a maior máquina já construída pela humanidade”

Publicado: Terça, 10 de Maio de 2022, 09h14 | Última atualização em Terça, 10 de Maio de 2022, 09h18 | Acessos: 205

Na próxima quinta-feira (12), o Cefet/RJ receberá o ex-aluno Maurício Féo para apresentar o princípio de funcionamento do LHC – maior acelerador de partículas do mundo – e seus experimentos científicos, dando ênfase à tecnologia e à eletrônica que tornam isso possível. A palestra acontecerá no Auditório 5 (DIPPG), no Bloco E da Unidade Maracanã, às 10h.

O LHC é hospedado pela Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN). Após uma série de atualizações realizadas nos últimos anos, ele voltará à operação com a colaboração de profissionais formados pelo Cefet/RJ, entre eles o palestrante. Um bate-papo informal irá esclarecer como alunos da instituição tiveram essa oportunidade e a importância da formação fornecida pelo Cefet/RJ nessa história. Em seguida, será disponibilizado um momento para perguntas e curiosidades.

Maurício Féo é graduado em Engenharia Eletrônica pelo Cefet/RJ, mestre em Instrumentação Científica pelo CBPF, doutorando em Física de Partículas no Instituto Nacional de Pesquisa Subatômica dos Países Baixos (Nikhef/CERN) e pesquisador associado do CERN. Atualmente trabalha no sistema de controle e aquisição de dados do experimento LHCb.

Saiba mais sobre o evento na página do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Instrumentação e Óptica Aplicada.

Fim do conteúdo da página