Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 19/05/2022 – Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC) – “Algoritmos para encontrar buracos em grafos (ciclos sem cordas)”
Início do conteúdo da página

19/05/2022 – Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC) – “Algoritmos para encontrar buracos em grafos (ciclos sem cordas)”

Publicado: Quarta, 11 de Maio de 2022, 19h33 | Última atualização em Quarta, 11 de Maio de 2022, 19h39 | Acessos: 562

No dia 19 de maio, o projeto Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC) contará com a presença de um docente do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC), da Coppe/UFRJ, que fará uma apresentação sobre o tema “Algoritmos para encontrar buracos em grafos (ciclos sem cordas)”. O evento será transmitido às 19h30 pelo canal do PPCIC no YouTube.

O objetivo do evento é apresentar formulações e algoritmos exatos e heurísticos para o problema de ciclo sem cordas (buraco). Esse problema consiste em encontrar o maior ciclo em um dado grafo que não contenha nenhuma aresta ligando vértices não consecutivos no ciclo, e tem relação forte com diversos outros problemas como Caixeiro Viajante (TSP), roteamento de veículos, maior ciclo, entre outros. Generalizações dos métodos propostos serão comentadas para esses problemas. Saiba mais no site do SEIC.

Ao longo da apresentação, irá circular uma lista de presença. Para os alunos da graduação, a presença viabiliza a emissão de certificado de participação que conta como horas complementares. Para que o certificado possa ser efetivado, o aluno deve:

1) inscrever-se previamente no seminário pelo site https://eic.cefet-rj.br/seminarios/;

2) assistir ao evento “ao vivo”;

3) assinar a lista de presença durante a transmissão.

 

Sobre os Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC)

O objetivo do projeto Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC) é fortalecer os conteúdos vistos em sala de aula, além de propiciar, aos alunos e à comunidade, uma oportunidade de conhecer as atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à computação, especialmente as pesquisas e projetos em andamento na Escola de Informática e Computação (EIC), no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPCIC) e nas demais instituições de pesquisa do Rio de Janeiro.

As palestras são feitas tanto por professores quanto por alunos, que podem aproveitar a oportunidade para expor as suas propostas de dissertações, trabalhos de conclusão de curso, trabalhos de iniciação científica, projetos de ensino ou projetos de extensão. É uma oportunidade importante para obter contribuições, críticas e sugestões que podem direcionar o andamento dos seus projetos.

Para acompanhar a agenda de Seminários da Escola de Informática e Computação, acesse: https://eic.cefet-rj.br/seminarios.

 

Fim do conteúdo da página