Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 14/07/2022 – Vivência em Culturas Populares
Início do conteúdo da página

14/07/2022 – Vivência em Culturas Populares

Publicado: Terça, 12 de Julho de 2022, 23h29 | Última atualização em Terça, 12 de Julho de 2022, 23h37 | Acessos: 346

Nesta quinta-feira (14), o Cefet/RJ Unidade Maracanã terá um dia dedicado às atividades artísticas intitulado “Vivência em Culturas Populares”.  A partir das 10h, o Pátio Azul receberá o espetáculo Jongo Mamulengo, que conta a história do samba carioca e celebra o jongo, representados pelo Morro da Serrinha e pela escola de samba Império Serrano.  Já às 14h, no mesmo local, haverá uma oficina de danças populares com o Projeto Girô. Não será necessário se inscrever previamente nas atividades.

O espetáculo Jongo Mamulengo é uma brincadeira de bonecos feitos especialmente por um mamulengueiro da Zona da Mata de Pernambuco. Alguns dos homenageados serão Vovó Maria Joana, Tia Ciata, Dona Ivone Lara, Mestre Darcy, Aniceto do Império, Silas de Oliveira e Clara Nunes, que ganham vida nas mãos dos atores do Coletivo Bonobando. As cantoras e os músicos do Jongo da Serrinha se juntam à brincadeira cantando músicas brasileiras.

No período da tarde, a oficina de danças populares terá duas horas de duração e focará em ritmos como o maracatu e o coco de roda. Os participantes da oficina terão direito a certificado, mediante preenchimento da lista de presença.

A realização das atividades artísticas é uma iniciativa da Coordenação de Artes (COARTES) em parceria com o Núcleo de Arte e Cultura (NAC), o Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais (PPRER) e os projetos de extensão “GruDança" e "Teatro de Mamulengos”, além de contar com o apoio externo do grupo musical e da escola Jongo da Serrinha, do Coletivo Bonobando e do Projeto Girô.

 

Confira a agenda:

Quinta-feira (14/07)

10h – Apresentação do espetáculo Jongo Mamulengo

14h – Oficina de danças populares com o Projeto Girô

Local: Pátio Azul do Cefet/RJ Unidade Maracanã

Fim do conteúdo da página