Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 25/11/2022 – Inauguração da exposição “Retratos Relatos”, na Galeria Cubo de Vidro
Início do conteúdo da página

25/11/2022 – Inauguração da exposição “Retratos Relatos”, na Galeria Cubo de Vidro

Publicado: Quinta, 24 de Novembro de 2022, 15h45 | Última atualização em Quinta, 24 de Novembro de 2022, 16h29 | Acessos: 580

Com o objetivo de apoiar os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, uma mobilização mundial que ocorre em mais de 160 países, a Galeria Cubo de Vidro irá inaugurar, nesta sexta-feira (25), a exposição “Retratos Relatos”, de Panmela Castro. A cerimônia de abertura será realizada a partir das 11h, com a presença da artista, de diretores e docentes do Cefet/RJ. O espaço está localizado na Unidade Maracanã e exibirá a mostra até o dia 17 de março de 2023. A visitação é gratuita de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

De acordo com os organizadores, a exposição apresenta uma série de retratos baseados em relatos de mulheres enviados à artista por e-mail. Cada uma dessas histórias será divulgada anonimamente, ao lado da pintura inspirada por ela. As experiências e dores dessas pessoas são transformadas em arte por meio de seus relatos, mas também em encorajamento, incentivando a prevenção. Nesse sentido, a exposição é uma campanha em prol da promoção de direitos, para inspirar a luta por não aceitar menos do que as mulheres merecem.

Sobre a artista

Natural do Rio de Janeiro, Panmela Castro é uma artista visual dedicada à performance, com foco na busca pelo afeto. Sua prática, criada a partir de relações de alteridade e questões ligadas ao sentimento de pertencimento, desdobra-se em memórias em diferentes mídias, como pintura, vídeo, fotografia, objetos, instalações, entre outras.

Fim do conteúdo da página