Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 15/10/2020 – Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC) – Abordagem multiobjetivo para o problema de localização de bases de unidades de resgate: aplicação no Rio de Janeiro
Início do conteúdo da página

15/10/2020 – Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC) – Abordagem multiobjetivo para o problema de localização de bases de unidades de resgate: aplicação no Rio de Janeiro

Publicado: Segunda, 28 de Setembro de 2020, 17h28 | Última atualização em Segunda, 09 de Novembro de 2020, 14h42 | Acessos: 783

A aplicação de um modelo matemático multiobjetivo para o problema de localização de bases de unidades de resgate no Rio de Janeiro será tema do projeto Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC). O encontro virtual está programado para acontecer na quinta-feira (15), às 19h30, e será transmitido pelo canal do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPCIC) do Cefet/RJ no YouTube.  

A iniciativa é aberta ao público. Para obter certificado de participação, é necessário fazer a inscrição prévia e assinar a lista de presença durante o evento. A palestra será ministrada por Glaydston Ribeiro, pós-doutor pela Universidade de Montreal, no Canadá, e professor do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

De acordo com os organizadores do evento, serviços médicos de emergência são considerados elementos críticos dos sistemas de saúde modernos. Nesse sentido, Problemas de Localização de Facilidades (PLF) têm sido aplicados com o intuito de indicar locais estratégicos para bases de despacho de veículos de resgate (ambulâncias) que atendam às chamadas de emergência.

No caso específico da cidade do Rio de Janeiro, observa-se um crescimento populacional significativo na zona oeste, que, por sua vez, apresenta poucas unidades de despacho de veículos de resgate, gerando um cenário com altas demandas por serviços de emergência e pouca capacidade de atendimento. Por esse motivo, o encontro virtual do SEIC busca apresentar um modelo matemático multiobjetivo para auxiliar na resolução desse problema na cidade.

 

Sobre os Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC)

O objetivo do projeto Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC) é fortalecer os conteúdos vistos em sala de aula, além de propiciar aos alunos e à comunidade uma oportunidade de conhecer as atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à computação nas instituições de pesquisa do Rio de Janeiro.

As palestras são feitas tanto por professores quanto por alunos, que podem aproveitar a oportunidade para expor as suas propostas de dissertações, trabalhos de conclusão de curso, trabalhos de iniciação científica, projetos de ensino ou projetos de extensão.

Para acompanhar a agenda de Seminários da Escola de Informática e Computação, acesse: https://eic.cefet-rj.br/seminarios.

registrado em:
Fim do conteúdo da página