Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 07/10/2020 – Visita virtual ao CERN: conheça o Compact Muon Solenoid (CMS)
Início do conteúdo da página

07/10/2020 – Visita virtual ao CERN: conheça o Compact Muon Solenoid (CMS)

Publicado: Terça, 29 de Setembro de 2020, 20h53 | Última atualização em Quarta, 30 de Setembro de 2020, 14h03 | Acessos: 1406

A Coordenação de Física do Cefet/RJ campus Maracanã convida os alunos do ensino médio da instituição a participarem da visita virtual ao Compact Muon Solenoid (CMS) – um dos detectores de partículas do LHC (Large Hadron Collider, ou, em português, Grande Colisor de Hádrons) – localizado no CERN, a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear. A visita do Cefet/RJ ao CMS será no dia 7 de outubro, às 10 horas, através do aplicativo Zoom.

O CERN é o maior laboratório de física de partículas do mundo, localizado em Genebra, na Suíça. Criado em 1954, esse conglomerado de laboratórios se constitui, atualmente, na maior colaboração internacional da história em torno da ciência, com 23 países-membros. Em 2012, foi detectada, no CERN, o bóson de Higgs, uma das maiores descobertas da física de partículas de todos os tempos.

A visita virtual é um evento remoto, no qual os alunos serão levados diretamente ao CMS, passando pela sala de controle até a "caverna", situada a 100 metros de profundidade, onde está localizado o detector de partículas. Durante o tour, os físicos e engenheiros do CERN apresentam o laboratório e respondem às perguntas dos alunos. A atividade está sendo organizada pelo professor do Cefet/RJ Wagner Souza, coordenador de Física do ensino médio do campus Maracanã, que, em 2014, conheceu o CERN, onde fez um curso de sete dias. 

Inscrições

Para participar da visita virtual, os interessados deverão preencher o formulário de inscrições utilizando o e-mail institucional de aluno. Após o preenchimento, o link de confirmação será enviado, juntamente com as instruções de acesso a quem tiver a inscrição deferida.

São 250 vagas direcionadas aos estudantes do ensino médio de todos os campi do Cefet/RJ, que serão preenchidas por ordem de inscrição. A organização do evento solicita que, ao se inscrever, o aluno tenha certeza de sua participação, pois estará ocupando a vaga.

 

Visita virtual ao Compact Muon Solenoid (CMS), no CERN

Data: 07/10

Horário: 10h

Público-alvo: estudantes do ensino médio do Cefet/RJ

Formulário de inscrições:  http://bit.ly/visitacerninscricoes (Atenção! Utilize o e-mail institucional)

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página