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Informativo Eletrônico - Junho de 2015

Publicado: Quinta, 16 de Julho de 2015, 15h53 | Última atualização em Terça, 01 de Março de 2016, 17h20 | Acessos: 3319
Nº 06 | JUNHO DE 2015

 



 

Novo portal do Cefet/RJ aprimora comunicação institucional

O portal do Cefet/RJ está mais moderno e dinâmico. No ar desde o dia 19 de junho, o novo sítio concilia a identidade padrão de comunicação digital do Governo Federal (especificada pela Instrução Normativa n° 08, de 19 de dezembro de 2014)com o Plano de Comunicação Institucional.

A reestruturação foi realizada com base no Portal Institucional Padrão, que articula os eixos identidade visual, arquitetura da informação e conteúdo. O modelo permite que o portal do Cefet/RJ seja reconhecido como propriedade digital do Governo Federal, gerando credibilidade junto aos internautas.

O sítio também atende às diretrizes de acessibilidade traçadas pelo governo e é responsivo, ou seja, está preparado para se adaptar automaticamente à configuração de diferentes dispositivos, podendo ser visualizado corretamente em telefones celulares e tablets.

Com o layout padrão, o portal do Cefet/RJ ganha um visual moderno e passa a contar com recursos multimídia, superando o caráter estático da versão anterior, que estava sendo utilizada pela instituição desde 2007. A nova organização dos elementos também facilita o acesso às informações.

A arquitetura da informação do novo portal ainda está sendo redefinida, levando em consideração os principais públicos institucionais. Também está em andamento o processo de atualização do conteúdo, realizado em conjunto com os setores responsáveis pelas informações.

 

Plano de Comunicação Institucional

No Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2010-2014, o portal do Cefet/RJ foi identificado como uma ferramenta estratégica de comunicação, que deve ser mantida atualizada. Alinhado às orientações do PDI, o Plano de Comunicação Institucional traçado no período previa a reformulação do portal. Entretanto, o projeto só se tornou possível com a contratação de novos profissionais, no final de 2014 (leia a matéria: Cefet/RJ retoma crescimento com contratação histórica).

A expansão institucional permitiu à Divisão de Comunicação Social (DICOM) implantar também outros projetos previstos no Plano de Comunicação. O setor dinamizou a atuação nas redes sociais e lançou o informativo eletrônico #CEFET_RJ, que neste mês chega à sexta edição, e a Intranet do Cefet/RJ.

 

I SiCTEA promove tecnologia e pesquisa para o desenvolvimento regional

 





Minicurso ensina técnicas para obter
chocolate de qualidade
Foto: Marcelle Rangel Fotografias
SiCTEA

Aprender a produzir chocolate de qualidade, na teoria e na prática, foi uma das oportunidades oferecidas aos participantes do I Simpósio de Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos (I SiCTEA), realizado no campus Valença, no mês de junho. Ministrado pela professora do Cefet/RJ, Diana de Lima, o minicurso de processamento de cacau e chocolate abordou as principais etapas envolvidas entre a colheita do fruto e a obtenção do produto final.

De acordo com Diana, “essa ainda é uma área pouco explorada pelas instituições de ensino, que tem potencial para crescer e gerar estágios e empregos”. A professora ressalta que o Brasil é o terceiro maior produtor de chocolates do mundo e, em termos de consumo, ocupa a quarta posição.

A atualização tecnológica, com a oferta de minicursos teóricos e práticos, foi uma das frentes de atuação do I SiCTEA. Além de conhecer o processamento de cacau e chocolate, os participantes tiveram a oportunidade de aprender a fabricar produtos derivados da carne e alimentos como queijos finos e cerveja.

 





Participantes do I SiCTEA aprendem
tecnologia cervejeira
Foto: Marcelle Rangel Fotografias
SiCTEA

 

No minicurso sobre tecnologia cervejeira, outro princípio norteador do evento ganhou evidência: a ênfase no desenvolvimento regional. Ministrado pelos professores Breno de Paula e André Guerra, ambos do Cefet/RJ, o minicurso também contou com a participação de Luciano de Mendonça, sócio-proprietário da Cervejaria Donna, a primeira indústria de alimentos incubada no campus Valença, por meio do programa de extensão Incubadora de Empresas Tecnológicas (Ietec) do Cefet/RJ.

Além de se atualizar tecnologicamente, os participantes do I SiCTEA tiveram contato com trabalhos desenvolvidos por pesquisadores renomados. O professor e organizador do evento, Fabiano Oliveira, observa que a programação reuniu palestrantes vinculados a universidades e centros de pesquisa de referência no país, como a Unicamp, a UFRJ, a Embrapa e a Epamig.

Oliveira destaca as palestras sobre tecnologias tradicionais no processamento de sucos e frutas, proferida pelo professor Flávio Schmidt, da Unicamp, e sobre as modernas técnicas físicas utilizadas na avaliação da qualidade e na identificação de fraudes no leite, ministrada pelo professor Virgílio de Carvalho, da UFJF. Cita também a presença de pesquisadores como Amauri Rosenthal, da Embrapa, Antônio Tavares, do Senai/RJ, e Nathália Melo, da UFF.

A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Laís Fontoura, reitera a qualidade da programação do evento. “O simpósio contou com palestrantes renomados e os temas foram atuais. O evento proporcionou a dimensão do que é, exatamente, a ciência e a tecnologia de alimentos”, avalia.

 

 O simpósio





Solenidade de abertura do I SiCTEA
Foto: Marcelle Rangel Fotografias
SiCTEA

 

O I SiCTEA foi realizado entre os dias 8 e 11 de junho. A primeira edição do evento teve como tema central “A importância do desenvolvimento da pesquisa científica e difusão de tecnologias no interior do Rio de Janeiro como impulsionador das economias locais”.

 O simpósio reuniu 160 participantes, entre estudantes, pesquisadores e profissionais da indústria de alimentos. A programação foi composta por minicursos, palestras, mesas-redondas e sessões de apresentação de trabalhos.

 

 

Atividades de preservação do meio ambiente são realizadas no campus Angra





Comunidades interna e externa plantam
árvores no campus Angra dos Reis
Preservação do meio ambiente em Angra

 

Plantio de árvores, troca de lâmpadas usadas por fluorescentes novas, cálculo do consumo individual de água, palestras, apresentação de iniciativas comunitárias e empresariais. A lista de atividades realizadas no campus Angra dos Reis em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente foi extensa. Entre os dias 8 e 12 de junho, alunos, professores, servidores técnico-administrativos e a comunidade externa se uniram para a realização da Semana do Meio Ambiente.

O evento integra o projeto de extensão Preservar, coordenado pela servidora técnico-administrativa Fernanda Novo. “A Semana do Meio Ambiente teve o objetivo de levar às comunidades interna e externa informações sobre diversos programas ambientais de empresas e instituições públicas e privadas da localidade, com o intuito de promover a preservação e a conservação ambiental”, explica Fernanda.

Os participantes da Semana do Meio Ambiente puderam conhecer iniciativas como a Área de Proteção Ambiental de Tamoios (APA Tamoios) e as limitações aos processos de licenciamento ambiental da Costa Verde; a Associação de Agricultores Familiares de Mambucaba, dedicada à produção agroecológica de alimentos, e o monitoramento ambiental realizado pela Eletronuclear, envolvendo as áreas biológica, química e radiológica.

Também foram realizadas atividades com o objetivo de chamar atenção para o impacto das ações individuais na preservação do meio ambiente, como a palestra de reciclagem de embalagens Tetra Pak, ministrada pelo consultor em gerenciamento de resíduos e especialista em embalagens longa vida, Paulo Ribeiro. O pedagogo de Angra dos Reis, Rodrigo Costa, comenta que a palestra “tornou evidente a necessidade de separar não só as embalagens longa vida, mas também outros materiais recicláveis. Fiquei surpreso com a variedade de materiais que podem ser fabricados a partir do processo de reciclagem das embalagens”.

 





Participante da Semana do Meio
Ambiente observa material produzido a
partir da reciclagem de embalagens
Tetra Pak
Material produzido a partir de reciclagem

 

O consumo consciente de energia foi abordado pelo colaborador da distribuidora Ampla, Thiago Santiago. Por meio de uma maquete residencial, os participantes conheceram o consumo de equipamentos como geladeira, micro-ondas e ferro de passar. Para incentivar o uso de dispositivos mais econômicos, a Ampla distribuiu lâmpadas fluorescentes novas para quem levou uma conta de energia recente ou uma lâmpada usada. “Eu peguei duas lâmpadas novas, porque trouxe uma queimada e a conta de energia”, explica Helenir de Jesus, funcionária terceirizada do campus Angra.

 





Palestra alerta para o
consumo consciente de energia em residências
Palestra para consumo consciente de energia elétrica

 

Alunos, servidores e representantes da comunidade local também participaram do plantio, no jardim do campus, de seis mudas de palmeira imperial doadas pelo Horto Municipal de Paraty. Na atividade, foram utilizados adubo orgânico, doado pelo comércio local, e material resultante de compostagem, produzido pelo Centro de Compostagem da Eletronuclear.

O diretor do campus, Tiago Siman, aprovou a iniciativa. “A atividade ajuda a transmitir a imagem de cuidado com o meio ambiente. As pessoas precisam parar um pouco e pensar: o que posso fazer para melhorar meu entorno? Várias pessoas se envolveram e ajudaram no reflorestamento e na recuperação visual de nosso jardim.”

 

Pegada Ecológica

Os participantes da Semana do Meio Ambiente também puderam avaliar o impacto provocado sobre os recursos naturais por seu consumo individual, realizando o cálculo da Pegada Ecológica, metodologia que avalia a pressão do consumo populacional sobre os recursos naturais.

De acordo com a aluna de Biologia do Cederj em Angra dos Reis, Aline Nicacio, “a atividade me levou a refletir sobre meus hábitos de consumo. Antes, achava que eles eram bons, mas o resultado do cálculo me assustou e me fez repensar minhas atitudes”.

O cálculo da Pegada Ecológica pode ser realizado no site da Global Footprint Network. Acesse-o e descubra você também os rastros deixados no meio ambiente por seu estilo de vida.

 

Confira aqui todas as atividades da Semana do Meio Ambiente

 

 

Projeto do campus Petrópolis leva Astronomia para Todos

Desde criança, Samuel Freitas já se sentia atraído pelo Universo. Mas foi a primeira visita escolar a um planetário que mudou de vez sua relação com a Astronomia, aguçando o interesse em compreender o que ocorre fora do nosso planeta. Hoje, Samuel é aluno do curso de licenciatura em Física do campus Petrópolis e atua como bolsista do projeto de extensão Astronomia para Todos, que procura despertar o mesmo sentimento em estudantes de escolas públicas e particulares da cidade.

No planetário inflável existente no campus, os adolescentes realizam uma imersão no espaço. Aplicativos especializados reproduzem imagens fascinantes, que contam a história da Astronomia, a mais antiga das ciências. Os alunos também participam de oficinas nas quais aprendem a construir instrumentos astronômicos utilizando materiais de baixo custo.

Ao final das atividades, a escola ganha uma luneta, construída por seus próprios alunos. Cada participante também leva para casa um relógio solar e um estelar, que permitem ver as horas a partir dos movimentos dos astros, durante o dia e a noite, respectivamente; um planisfério, para auxiliar na observação do céu ao longo de todo o ano; e um sextante, instrumento muito utilizado pelos navegadores para se orientar no mar com a ajuda dos astros.

“É muito bom ver os alunos se aproximando da ciência. Muitos deles querem voltar e assistir novamente às oficinas”, comenta o também bolsista do projeto e aluno do curso de licenciatura em Física, Daniel Silva. “Os alunos se encantam com tudo que mostramos. Certa vez, após uma apresentação, eles fizeram questão de voltar ao campus para nos trazer chocolates, como forma de agradecimento”, completa Samuel.

O projeto de extensão conta com a participação de alunos com diferentes níveis de conhecimento sobre Astronomia. “Alguns já ouviram falar sobre certos assuntos e fazem comentários, ou até mesmo perguntas, para ficar mais esclarecidos. Outros têm contato com o tema pela primeira vez. É encantador ver o olhar deles quando descobrem algo novo, que exalta seu interesse pela ciência”, conta Daniel.

Somente no mês de junho, o projeto Astronomia para Todos recebeu 250 alunos. Desde o início das atividades, em 2013, foram atendidas 12 escolas públicas e particulares da região, totalizando 1.350 alunos.A expectativa do coordenador do projeto, Raul Neto, é que esses números cresçam ainda mais. “O número de alunos atendidos tem se mantido constante, em torno de 600 por ano. Em 2015, estamos buscando mais visibilidade para o projeto e esperamos que esse número aumente”, afirma.

 

 

Cefet/RJ se integra a Fórum Estadual de Educação Profissional e Tecnológica





Fórum Estadual de Educação
Profissional e Tecnológica do Estado do
Rio de Janeiro realiza primeira reunião no Cefet/RJ
Fórum Estadual de Educação Profissional e Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro realiza primeira reunião no Cefet/RJ

 

“O Cefet/RJ estará presente e ativo no Fórum Estadual de Educação Profissional e Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro”. A afirmação foi feita pelo vice-diretor da instituição de ensino, Maurício Saldanha Motta, na solenidade de instalação do fórum, realizada no campus Maracanã, no dia 9 de junho.

O vice-diretor enfatizou que, apesar do projeto de transformação do Cefet/RJ em universidade, a formação de nível técnico não será deixada de lado. “Essa é a nossa tradição. Daqui a dois anos, vamos completar cem anos de existência. Em 1942, viramos escola técnica nacional, mas a nossa história iniciou em 1917, com a formação de mestres e contramestres, no sistema criado por Nilo Peçanha.”

O Centro Federal se integra ao novo fórum trazendo a experiência de participação em outras associações na área de ensino. A instituição faz parte do Consórcio Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj), especializado em educação a distância, do Consórcio Acadêmico 2016 (ConRio), que reúne as principais instituições federais do Rio de Janeiro com a finalidade de desenvolver um programa para apoiar o trabalho realizado nos Jogos Olímpicos 2016, e do Consórcio das Instituições Públicas de Educação Superior, que congrega universidades e institutos federais para o desenvolvimento de ações interinstitucionais.

O subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, Miguel Badenes, saudou a escolha do Cefet/RJ como sede para a instalação do fórum. “É muito gratificante voltar a essa casa, agora na esfera do estado, para promover a discussão sobre ensino técnico e profissional”. Badenes passou 42 anos de sua vida no Cefet/RJ. Ingressou na instituição como aluno do ensino técnico, cursou Engenharia, exerceu os cargos de professor e diretor-geral.

O Fórum Estadual de Educação Profissional e Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro possui caráter permanente e é composto por órgãos do Governo do Estado do Rio de Janeiro e instituições vinculadas ao segmento de ensino técnico e profissional. A entidade surge com o propósito de contribuir para a integração das políticas públicas de educação profissional e tecnológica.


Expediente:

Direção-Geral:
Carlos Henrique Figueiredo Alves

Vice-Direção:
Maurício Saldanha Motta

Editor Responsável:
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Redação:
Gláucia da Silva Mendes Moraes – Mtb 14.440

Revisão:
Natasha Juliana Mascarenhas Pereira Lago

Planejamento Editorial:
Isabela Eugenio Almeida – Conrerp 3824
Marilda Barroso Bottino – Conrerp 2690

Programação Web:
André da Silva Barbosa

Projeto Gráfico/Diagramação:
Fernando da Silveira Bracet
Isabela Menezes da Silva Devonish

Fotografia:
Divisão de Comunicação Social

Redação do Informativo:
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Maracanã – Rio de Janeiro – CEP: 20271-110
Telefones: (21) 2568-2016
(21) 2566-2169
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Site: https://www.cefet-rj.br/
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