Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Mestrado em Ciência da Computação lança revista em apoio à graduação
Início do conteúdo da página

Mestrado em Ciência da Computação lança revista em apoio à graduação

Publicado: Segunda, 27 de Março de 2017, 15h09 | Última atualização em Quarta, 29 de Março de 2017, 12h03 | Acessos: 3013

“Uma revista em que não queremos ver seu artigo publicado.” Para o coordenador do mestrado em Ciência da Computação, Eduardo Ogasawara, essa é a melhor definição da revista Cadernos em Computação Aplicada, que tem como um dos principais objetivos o redirecionamento de trabalhos de alunos da graduação para eventos e periódicos científicos de destaque. A publicação acaba de ser lançada pelo programa de pós-graduação, como uma iniciativa de apoio à graduação, voltada para o aperfeiçoamento das produções acadêmicas discentes.

“O propósito da revista é fundamentalmente didático. Nossa intenção é familiarizar o estudante com o processo de publicação de artigos, fomentar o exercício da publicação científica e tecnológica em eventos e periódicos de elevada qualificação acadêmica e estimular um maior envolvimento dos alunos com as atividades de pesquisa, atraindo-os, inclusive, para nosso curso de mestrado”, esclarece Ogasawara.

 

Da esquerda para a direita: os professores Diego Brandão, membro do comitê editorial da revista; Eduardo Ogasawara, coordenador do mestrado e editor da revista, e Joel dos Santos, editor da revista

O editor dos Cadernos em Computação Aplicada, Joel dos Santos, explica que a publicação possui dois diferenciais. O primeiro diz respeito ao processo de avaliação. “Diferentemente das revistas tradicionais, que aceitam ou rejeitam o artigo com base no parecer dos avaliadores, nosso periódico emitirá um parecer didático, indicando ao autor como aperfeiçoar o trabalho”, explica. A segunda particularidade é o redirecionamento para eventos e revistas científicas tradicionais. “O autor receberá orientações dos avaliadores sobre o melhor fórum de discussão científica para a publicação do artigo.”

A publicação em um evento científico ou em outro periódico deverá ocorrer no prazo de um ano. Nesse intervalo, o artigo será disponibilizado na revista Cadernos em Computação Aplicada em modo de pré-visualização, indicando que se trata da versão inicial de uma pesquisa em andamento. Quando for realizada a nova publicação, a versão inicial será substituída por um link que remeta ao artigo mais recente.

A revista terá periodicidade anual e receberá artigos em fluxo contínuo. Serão aceitos trabalhos nas áreas de conhecimento relacionadas à Computação, tais como Algoritmos e Grafos, Arquitetura e Sistemas Operacionais, Banco de Dados, Computação de Alto Desempenho. A publicação da primeira edição está prevista para o início de 2018.

Para mais informações, acesse o site da revista.

 

Fim do conteúdo da página