Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Alunos do curso técnico em Eletrônica criam Piano Interativo
Início do conteúdo da página

Alunos do curso técnico em Eletrônica criam Piano Interativo

Publicado: Quinta, 21 de Dezembro de 2017, 12h44 | Última atualização em Quinta, 21 de Dezembro de 2017, 12h59 | Acessos: 3541

Motivados pelo desejo de incentivar atividades lúdicas no ensino infantil, um grupo de alunos do curso técnico em Eletrônica do campus Maracanã criou o “Piano Interativo”. O dispositivo, desenvolvido com materiais reciclados e uma interface microcontrolada de baixo custo, simula a frequência de notas musicais a partir de uma aplicação que converte em sons o movimento de teclas no formato de pedais.

  
À esquerda, o Piano Interativo e seus criadores; à direita, a atividade lúdica realizada com os alunos da Escola Municipal Conselheiro Mayrink


O Piano Interativo foi projetado pelos estudantes Bernardo Matta, Guilherme Tomaz, Matheus Guerra, Sergio Pereira Jr. e Helena Castro. O grupo foi orientado pelos professores do curso de Eletrônica José Fernandes Pereira e Marcos de Castro Pinto.

A equipe apresentou o projeto na mostra “Pequenos Artistas – Ciência, Cultura e Arte”, realizada em outubro de 2017 na Escola Municipal Conselheiro Mayrink. A convite da diretora da instituição, os estudantes do Cefet/RJ envolveram na atividade lúdica as turmas de educação infantil e do primeiro ano do ensino fundamental da escola, que incluíam alunos com necessidades especiais.

Fim do conteúdo da página