Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Aluna do Cefet/RJ recebe Menção Honrosa no Prêmio Mercosul 2020
Início do conteúdo da página

Aluna do Cefet/RJ recebe Menção Honrosa no Prêmio Mercosul 2020

Publicado: Terça, 08 de Dezembro de 2020, 20h03 | Última atualização em Quarta, 09 de Dezembro de 2020, 12h41 | Acessos: 1321

Gabriela Ferreira de Mesquita, estudante do curso técnico em Mecânica do Cefet/RJ campus Maracanã, foi contemplada com Menção Honrosa do Prêmio Mercosul 2020 – categoria Iniciação Científica. O resultado foi divulgado oficialmente pelo site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações na última quinta-feira (3) e a premiação será celebrada em evento virtual ainda sem data definida. A aluna é capitã da equipe Winged Wolves, do Projeto Grupo Robótica do Maracanã.

O projeto contemplado no Prêmio Mercosul e liderado por Gabriela foi “Linha Inteligência Artificial e Saúde – Drone com inteligência para identificação de zonas de reprodução de insetos, com capacidade de lançamento de cápsulas de medicamentos antilarvas”. Além de Gabriela, o grupo responsável pela iniciativa conta com os estudantes Pedro Pimentel, Esther Dias, Larissa Santos e Leonardo Lanzillotta.

De acordo com o professor João Quadros, orientador do projeto, o resultado representa a primeira conquista internacional das equipes que integram o Grupo Robótica do campus Maracanã e se torna ainda mais significativo por ser capitaneado por uma mulher: “além da Gabriela, outras estudantes estiveram à frente do projeto e o resultado valoriza ainda mais o papel feminino na ciência do nosso país. É um grande avanço, me sinto muito orgulhoso”, comemorou o docente.

Sobre o Prêmio

O Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia tem como objetivo reconhecer e premiar os melhores trabalhos de estudantes, jovens pesquisadores e equipes de pesquisa que representem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico. O prêmio é uma inciativa da Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECyT) e dos organismos de ciência e tecnologia dos países-membros e associados do bloco: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.

O Prêmio é dividido em cinco categorias: Iniciação Científica, Estudante Universitário, Jovem Pesquisador, Pesquisador Sênior e Integração. Na edição de 2020, o tema escolhido para todas as categorias foi “Inteligência Artificial”. Mais informações podem ser obtidas nos sites www.premiomercosul.cnpq.br e www.recyt.mercosur.int ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Fim do conteúdo da página