Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Invent For The Planet: desafio de inovação está com inscrições abertas até 30/1
Início do conteúdo da página

Invent For The Planet: desafio de inovação está com inscrições abertas até 30/1

Publicado: Sexta, 16 de Dezembro de 2022, 17h13 | Última atualização em Sexta, 16 de Dezembro de 2022, 17h18 | Acessos: 1814

Entre os dias 10 e 12 de fevereiro, o Cefet/RJ Unidade Maracanã irá receber o desafio de inovação Invent For The Planet (IFTP) 2023. As inscrições estão abertas até o dia 30 de janeiro. O IFTP é um desafio de 48 horas em que estudantes universitários de diversos países, liderados pela Texas A&M University, dos Estados Unidos, têm que idealizar projetos de engenharia que possuam potencial para mudar o mundo. Trata-se de uma experiência intensiva com base em temas de impacto global.

Cada equipe de estudantes trabalha em um dos desafios de projeto propostos pela organização do evento e interage com equipes de outros países. O IFTP tem objetivos acadêmicos, como o desenvolvimento de mentalidade empreendedora, criatividade e inovação. Os participantes têm o desafio de apresentar propostas dentro do prazo, convencendo os jurados de que suas soluções são as melhores para os problemas apresentados. As cinco melhores soluções do mundo participarão de um evento nos Estados Unidos, em data posterior.

A equipe Rio, formada por estudantes do Cefet/RJ e da UFRJ, representa o Brasil na competição e ficou entre as cinco finalistas nas últimas três edições (2019, 2020 e 2022), sendo a vencedora da competição internacional nas edições de 2019 e 2020. Em 2019, a equipe Tupã conquistou o primeiro lugar geral ao projetar um sistema com sensores ultrassônicos que auxiliam pessoas com deficiência visual a detectar objetos ao seu redor. Já em 2020, foi a vez da equipe Corais garantir o título ao desenvolver um sistema de filtragem para os microplásticos liberados durante a lavagem de roupa.

As inscrições para o IFTP 2023 estão abertas para alunos do Cefet/RJ e da UFRJ de graduação e de pós-graduação em engenharia e áreas afins. Dependendo do número de inscritos, a participação será definida através de sorteio, levando em conta a isonomia de participantes das duas instituições, dos diferentes cursos e dos níveis de ensino.

Clique aqui para saber mais e se inscrever.

Fim do conteúdo da página