Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Volta às aulas: Unidade Maracanã promove recepção aos alunos do ensino médio/técnico
Início do conteúdo da página

Volta às aulas: Unidade Maracanã promove recepção aos alunos do ensino médio/técnico

Publicado: Terça, 28 de Fevereiro de 2023, 20h22 | Última atualização em Quarta, 01 de Março de 2023, 16h17 | Acessos: 1248

Nervosismo, ansiedade e expectativa. Esses foram alguns dos sentimentos estampados no rosto dos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio que participaram do evento de recepção promovido pela Unidade Maracanã nesta terça-feira (28), na abertura do ano letivo de 2023. No início da manhã, enquanto os estudantes foram reunidos na quadra esportiva para receber as boas-vindas e as instruções sobre o funcionamento da escola, os pais ouviram as orientações gerais direcionadas aos responsáveis no Auditório 1.

Durante sua fala aos alunos, a chefe do Departamento de Ensino Médio e Técnico (DEMET), Irene de Barcelos, destacou a transformação que o Cefet/RJ promove na vida dos estudantes, desde o momento em que eles ingressam na instituição. “O Cefet/RJ sempre muda a vida da gente, por proporcionar um aprendizado que vai além da sala de aula. Aqui os alunos têm a oportunidade de adquirir um grau de maturidade comparável ao de alunos de universidades”, destacou a responsável pelo DEMET.


Irene de Barcelos, chefe do DEMET, dá as boas-vindas aos alunos no início do ano letivo de 2023

 

Quem está colocando os pés no Cefet/RJ pela primeira vez, mas já tem olhos direcionados para o futuro, é Vinícius Bauer, de 15 anos, calouro do curso técnico em Mecânica. Vinícius sonha em cursar Engenharia e conta que decidiu fazer a prova inspirado no marido de sua madrinha, que é ex-aluno. “Desde criança, eu sempre fui apaixonado por foguetes e ficava interessado no maquinário e em toda tecnologia que envolve a área. Fiquei muito feliz por ter sido chamado”, contou o jovem morador do Jardim América, que acordou às 5h30 da manhã para chegar a tempo do início da recepção.


Apaixonado por Mecânica, Vinícius Bauer sonha em cursar Engenharia no futuro

 

O sentimento de felicidade pela aprovação também é compartilhado por muitos pais, como a Fabiana Vargas, que é mãe de Maria Luísa Araújo, aluna aprovada para o curso técnico em Edificações. Para trazer a filha neste primeiro dia, Fabiana saiu de Cordovil e sofreu com o atraso do trem: “É um pouco sacrificante, mas vale a pena. O Cefet/RJ é uma excelente escola profissionalizante, uma das melhores. Quando soubemos que minha filha foi aprovada, foi uma alegria só. Fizemos até um churrasco para comemorar”, revelou a mãe.


Fabiana Vargas comemora a aprovação da filha no curso técnico em Edificações do Cefet/RJ Unidade Maracanã

 

Hernani da Costa é outro pai orgulhoso. Foi aluno da instituição nos anos 1980 e agora vê seu filho caçula, Luís Gustavo da Costa, ingressando no curso técnico em Informática: “Para mim, é uma satisfação imensa. Tenho excelentes recordações da época em que estudei aqui”, relembrou. Fã de tecnologia, o filho Luís Gustavo está ansioso para começar as aulas e quer seguir os passos do irmão, que, atualmente, estuda Ciência da Computação na Unidade Maracanã. “É bem interessante ter ouvido tudo que meu irmão e meu pai contavam sobre o Cefet/RJ e agora posso conferir pessoalmente e ter as minhas próprias experiências”, comemorou o jovem.

Hernani e Luís Gustavo da Costa, pai e filho, participam das atividades do evento de recepção aos alunos da Unidade Maracanã

 

Além da reunião de pais e das boas-vindas aos estudantes ingressantes, o evento de recepção da Unidade Maracanã teve uma visita guiada por representantes do Grêmio Estudantil pelas dependências da escola, além de atividades artístico-culturais. A programação terá continuidade na quarta-feira (1º), com a realização da palestra “Diversidade e inclusão: por uma educação plural”. Confira a programação completa.

Clique aqui para ver mais fotos do evento.

 

Fim do conteúdo da página