Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Aluna do Cefet/RJ é premiada por estudo sobre educação antirracista no Direito
Início do conteúdo da página

Aluna do Cefet/RJ é premiada por estudo sobre educação antirracista no Direito

Publicado: Sexta, 24 de Março de 2023, 20h58 | Última atualização em Sexta, 24 de Março de 2023, 21h06 | Acessos: 959

Vanessa Santos do Canto, aluna do curso de pós-graduação em Patrimônio Cultural do Cefet/RJ, conquistou o 3º lugar no prêmio Raymundo Magliano Filho, ofertado pelo Instituto Norberto Bobbio (INB). A estudante se destacou na categoria Monografia de Pós-Graduação Lato Sensu com o trabalho “Educação patrimonial antirracista nos cursos de bacharelado em Direito”, orientado pela professora Viviane Lima. A cerimônia de premiação foi realizada em São Paulo no início do mês de março.

De acordo com Vanessa, o estudo busca propor novos parâmetros no ensino do Direito, pautados em uma educação antirracista, contemplando aspectos da interseccionalidade de gênero, raça e classe e analisando metodologias de educação patrimonial, conceitos e diretrizes curriculares nacionais. “Eu espero que mais mulheres negras tenham suas pesquisas evidenciadas. Espero também que mais iniciativas como essa aconteçam”, disse Vanessa sobre a conquista.

Na mesma categoria, o 1º lugar ficou para a monografia “Estudo de caso: Cosme Rosa Genoveva, Evandro de Oliveira e Outros (Favela Nova Brasília) Vs. Brasil”, de Vanessa Guimarães Dos Santos, da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. O trabalho aborda a violência nas favelas.

Vanessa Santos do Canto exibe o troféu conquistado na cerimônia do prêmio Raymundo Magliano Filho

Sobre o Instituto Norberto Bobbio (INB)

Fundado em 2010 pelo ex-presidente da Bolsa de Valores de São Paulo, Raymundo Magliano Filho, o Instituto Norberto Bobbio (INB) é uma associação sem fins lucrativos que visa fortalecer a sociedade civil e aprofundar a experiência democrática no Brasil, por meio da participação e da consciência cidadã.

Em sua primeira edição, o prêmio Raymundo Magliano Filho foi criado para valorizar as pesquisas acadêmicas de graduação e pós-graduação que apresentem efetiva contribuição para a proteção e a ampliação da experiência democrática.

Para saber mais sobre o INB, acesse a página oficial do instituto.

*Com informações da assessoria do INB.

 

Fim do conteúdo da página