Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Curso de extensão sobre conceitos e práticas relacionados ao concreto armado
Início do conteúdo da página

Curso de extensão sobre conceitos e práticas relacionados ao concreto armado

Publicado: Segunda, 12 de Junho de 2023, 18h57 | Última atualização em Quinta, 13 de Julho de 2023, 17h37 | Acessos: 1940

[VAGAS ESGOTADAS]

O Departamento de Extensão e Assuntos Comunitários (DEAC) divulga o curso gratuito “Fundamentos do dimensionamento e detalhamento de estruturas usuais de concreto armado”.  O conteúdo do curso abrangerá os principais conceitos e práticas sobre o concreto armado, com base na nova norma brasileira, NBR 6118:2023, na NBR 6120:2019 e na NBR 6122:2022, com a utilização de planilhas e programas de cálculo de fácil aplicação, e será ministrado pelo professor do Cefet/RJ, Claudio Wilson Nóbrega.

O objetivo do curso é aprimorar a capacitação profissional para as atividades de elaboração e fiscalização de projetos e fiscalização de obras. Ao final do curso, o participante deverá estar apto a dimensionar e detalhar lajes, vigas, pilares, sapatas, entre outros elementos estruturais, aplicando adequadamente as normas afins, além de poder utilizar, de forma apropriada e consciente, os softwares comerciais existentes no mercado.

O curso é direcionado a engenheiros, estudantes, professores e demais profissionais envolvidos com as áreas de projeto, execução, recuperação, reforço e manutenção de obras de concreto armado e, a princípio, serão ofertadas 20 vagas.

As aulas serão presenciais e expositivas, de 17 de agosto até 14 de dezembro de 2023, na Unidade Maracanã do Cefet/RJ (Av. Maracanã, 229), semanalmente, às quintas-feiras, das 18h30 às 21h. Os interessados devem se inscrever de 12 de junho a 28 de julho de 2023, pelo formulário contido no link https://forms.gle/7CbCbjjRxdiRb58g6. O material didático e as atividades do curso serão disponibilizados na página do curso, que será informada, posteriormente, para os participantes, assim como o local de realização das aulas.

O participante que preencher, satisfatoriamente, os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.

Mestre em Engenharia Civil, na área de Estruturas, o professor Cláudio Nóbrega atua como consultor e autor em diversos projetos estruturais em concreto armado, possui trabalhos publicados pelo DNOS, PETROBRAS e pelos Congressos do IBRACON e ABPE. No Clube de Engenharia, foi diretor técnico, chefe da Divisão Técnica de Estruturas e, atualmente, é membro vitalício do Conselho Diretor.

Para informações adicionais, favor entrar em contato, pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

 

Fim do conteúdo da página