Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Ex-aluno do Cefet/RJ conquista medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Economia
Início do conteúdo da página

Ex-aluno do Cefet/RJ conquista medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Economia

Publicado: Quinta, 15 de Junho de 2023, 20h22 | Última atualização em Sexta, 16 de Junho de 2023, 20h52 | Acessos: 854

Luiz Filipe Peres Mendes (ao centro) é o primeiro carioca e aluno de escola pública a conquistar medalha de ouro na OBECON

Luiz Filipe Peres Mendes, ex-aluno do curso técnico integrado ao ensino médio em Mecânica, da Unidade Maracanã, garantiu a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Economia (OBECON), realizada entre os dias 1º e 4 de junho, em São Paulo. É a primeira vez que um estudante do Rio de Janeiro alcança esse resultado. Com a conquista, o jovem de 18 anos foi um dos cinco estudantes selecionados para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Economia, que será realizada em Volos, na Grécia, entre os dias 24 de julho e 2 de agosto.

Luiz Felipe ainda garantiu o prêmio de melhor aluno de escola pública e melhor apresentação de trabalho (business case). Para ele, o resultado representa a realização de um sonho. “Sempre foi uma meta pessoal conseguir uma medalha na olimpíada e o fato de ela ter vindo dourada é o melhor que eu poderia pedir. O Cefet/RJ me apresentou a um mundo completamente diferente e permitiu que eu participasse de diversas iniciativas extracurriculares extremamente importantes em minha jornada”, comemorou o jovem.

Selecionado como talento de escola pública, atualmente o estudante é bolsista integral na Fundação Getúlio Vargas (FGV/EPGE), onde cursa o primeiro semestre de Economia. Durante o ensino médio no Cefet/RJ, Luiz Felipe foi beneficiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-EM) e teve orientação do professor Heitor Mendes, entre os anos de 2021 e 2022, em seu trabalho sobre educação financeira.

Finalistas da OBECON buscam tetracampeonato mundial para o Brasil

A Olimpíada Brasileira de Economia (OBECON) é um evento gratuito voltado aos estudantes do 9º ano do ensino fundamental ao último ano do ensino médio de todo o país e serve como fase classificatória para a Olimpíada Internacional de Economia (IEO). Neste ano, o evento contou com aproximadamente 6.500 participantes, sendo, aproximadamente, 30% de escolas públicas.

Na IEO, o Brasil tem tradição e já conquistou o campeonato três vezes, além de ter garantido medalhas de prata e bronze e de ter ficado no pódio em todas as edições do evento. Em 2023, Luiz Felipe e a delegação brasileira disputarão o tetracampeonato com outros 41 países.

Olimpíada Brasileira de Economia classificou os cinco melhores estudantes do país para participar da competição internacional, que será disputada na Grécia

Fim do conteúdo da página