Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Lançamento da revista “Diário de Classe” e palestra sobre a violência no contexto escolar em 21/6
Início do conteúdo da página

Lançamento da revista “Diário de Classe” e palestra sobre a violência no contexto escolar em 21/6

Publicado: Sexta, 16 de Junho de 2023, 12h50 | Última atualização em Sexta, 16 de Junho de 2023, 12h50 | Acessos: 666

No dia 21 de junho, às 9h30, a Coordenação de Sociologia realizará dois eventos no Auditório 2 da Unidade Maracanã. Inicialmente, será lançado o primeiro número da revista Diário de Classe, projeto de extensão premiado em feiras como Febrace, FECTI e EXPOTEC, e que visa estimular a produção científica e artística na educação básica, bem como a sua divulgação. Em seguida, o historiador e professor da UFRJ Lucas Salgueiro Lopes apresentará uma palestra, que terá como debatedora a professora Jucilene Nogueira, do Cefet/RJ. Com o tema “Como a violência conversa com a educação e por onde ela pode chegar na escola?”, a atividade abordará as diferentes expressões da violência no contexto escolar, buscando contribuir para a reflexão coletiva pela comunidade escolar sobre uma questão urgente e que atinge não apenas estudantes e educadores, mas também preocupa toda a sociedade.

Sobre o projeto

A revista Diário de Classe tem como objetivo principal contribuir para a divulgação científica. A relação entre a produção de conhecimento e a sua divulgação ampla sempre foi um importante desafio para as instituições de ensino e pesquisa. O avanço das novas tecnologias e de novas formas de circulação de informações apresenta um contexto desafiador quando se pensa sobre quais são os meios mais eficazes para que o conhecimento circule e alcance toda a sociedade. O projeto envolve estudantes da educação básica em todo o processo de pensar os sentidos da produção científica, suas etapas e sua divulgação. A revista é pensada pelos alunos e voltada, exclusivamente, para os estudantes de todas as redes de ensino da educação básica, apostando na possibilidade de troca e de maior diálogo entre eles, que podem expressar suas reflexões críticas por meio de artigos, poemas etc. 

Sobre o palestrante

Lucas Salgueiro Lopes é mestre em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Faculdade de Formação de Professores (FFP/Uerj), além de pós-graduado em Educação Básica – Gestão Escolar pela mesma instituição. Possui licenciatura plena em História pela FFP/Uerj e em Sociologia pelo Centro Universitário Internacional (Uninter). É membro e gestor do grupo de estudos, pesquisa e extensão “Fora da sala de aula” e atua como educador social e professor na educação básica.

Fim do conteúdo da página