Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Evento na Unidade Maracanã irá celebrar mulheres negras, latino-americanas e caribenhas
Início do conteúdo da página

Evento na Unidade Maracanã irá celebrar mulheres negras, latino-americanas e caribenhas

Publicado: Quinta, 06 de Julho de 2023, 19h35 | Última atualização em Quinta, 06 de Julho de 2023, 22h13 | Acessos: 899

Na próxima quarta-feira (12), a Unidade Maracanã realizará a roda de conversa “Mulheres negras pavimentando caminhos pelo bem viver” para dialogar sobre o Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho. O evento será aberto ao público e acontecerá das 14h às 18h, no Auditório 5. Não é necessário fazer inscrição. A iniciativa é organizada pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), pelo Fórum dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (FORNEABI) e pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais (PPRER).

De acordo com os organizadores, a roda de conversa abordará, entre outros assuntos, a realização da 9ª Marcha das Mulheres Negras. A atividade acontecerá em Copacabana, no dia 30 de julho, e tem o propósito de reunir mulheres contra o racismo, todas as formas de opressão e pelo bem viver. Durante o encontro, também haverá o lançamento do livro Akua’ba, de Juliana Correia, mestra em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A obra, baseada na tradição oral Ashanti, conta a história de uma mulher com dificuldades para engravidar que recorre aos encantos e saberes ancestrais de seu povo para realizar o desejo de ser mãe.    

Além da participação da autora do livro, a roda de conversa terá a presença de Ana Gomes, doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Cristhiane Malungo, doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). A mediação do evento será de Clátia Vieira, mestranda do PPRER e integrante da coordenação dos fóruns estadual e nacional de mulheres negras.

Fim do conteúdo da página