Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Cefet/RJ irá sediar a 4ª Conferência Carioca de Juventude
Início do conteúdo da página

Cefet/RJ irá sediar a 4ª Conferência Carioca de Juventude

Publicado: Terça, 26 de Setembro de 2023, 16h33 | Última atualização em Terça, 26 de Setembro de 2023, 16h33 | Acessos: 803

Nos próximos dias 29 e 30, o Cefet/RJ Unidade Maracanã irá sediar a 4ª Conferência Carioca de Juventude. Serão dois dias de aprendizado, colaboração e impacto promovidos por representantes do poder público e da sociedade, que debaterão temas prioritários para as juventudes. O evento é realizado pela Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio).

Neste ano, a conferência terá como eixo central “Reconstruir no presente, construir o futuro: desenvolvimento, direitos, participação e bem viver”. Os debates serão por meio de sete mesas dos grupos de trabalhos temáticos (GTs), com a participação ativa dos jovens e de outros atores sociais, subsidiados por documentos que analisam e expõem a realidade das juventudes, como o Estatuto da Juventude, o Atlas da Juventude, o Atlas da Violência, os Relatórios Sobre Violência Homofóbica da Secretaria Nacional de Direitos Humanos e os Balanços da 1ª, 2ª e 3ª Conferência Nacional de Juventude.

Para o secretário de Juventude Carioca, Salvino Oliveira, a realização da 4ª Conferência Carioca de Juventude é um marco na democratização e na concretização de políticas públicas que beneficiarão a população de mais de 1,5 milhão de pessoas entre 15 e 29 anos.

– Vamos unir forças entre as juventudes do Rio e o poder público municipal para promover um encontro de escuta e proposição. Reconstruir o presente e construir o futuro são premissas básicas para transformar a realidade da juventude carioca, com capacitação, oportunidades, geração de conhecimento, emprego e renda. Tudo isso se transforma em desenvolvimento social e qualidade de vida para todos. Nesta edição da Conferência Carioca de Juventude, buscamos mobilizar esforços para ampliar a participação dos jovens em todo o processo de formulação das políticas públicas que beneficiarão a população que mais precisa de oportunidades – disse Oliveira.

Todos os processos e dinâmicas que ocorrerão durante a Conferência estão esclarecidos no Regimento Interno e sua leitura é imprescindível.

Clique aqui e confira o Regimento Interno.

 

Eleição dos delegados

No dia 30 de setembro, serão eleitos 100 delegados e delegadas titulares que representarão a cidade do Rio na 4ª Conferência Estadual de Juventude, a partir do voto aberto e direto. As vagas dos delegados serão divididas em: 77 eleitos pelos Grupos de Trabalho; 14 delegados natos do Conselho Municipal da Juventude Carioca e 9 indicados pela Administração Pública Municipal. A inscrição para o processo eleitoral será dia 29 de setembro, durante a 4ª Conferência Carioca de Juventude.

 

Serviço

4ª Conferência Carioca de Juventude

Data: 29 e 30 de setembro

Horário: das 12h às 17h (dia 29) e das 8h às 17h (dia 30)

Endereço: Cefet/RJ – Rua General Canabarro, nº 485 – Maracanã, Rio de Janeiro

 

Programação

1º Dia – 29/9/2023

12h – Abertura do credenciamento

13h – Cerimônia de abertura

15h – Plenária de aprovação do regimento

17h – Encerramento do 1º dia de credenciamento

 

2º Dia – 30/9/2023

08h – Credenciamento / Café da manhã

09h – Abertura dos GTs

11h – Encerramento dos GTs

11h30 – Almoço

13h – Eleição dos delegados por GT

14h30 – Plenária final

  • Homologação do resultado da eleição
  • Leitura e votação acerca das moções
  • Apresentação das propostas

16h – Atividade cultural

 

Mesas nos Grupos de Trabalho (GTs)

  1. Direito à educação
  2. Direito à sustentabilidade e ao meio ambiente e direito à profissionalização, ao trabalho e à renda
  3. Direito à saúde e direito ao desporto e ao lazer
  4. Direito à diversidade e à igualdade e direito à cidadania, à participação social e política e à representação juvenil
  5. Direito à cultura e direito à comunicação e à liberdade de expressão
  6. Direito à segurança pública e ao acesso à justiça
  7. Direito ao território e à mobilidade

 

*Com informações da JUVRio (https://prefeitura.rio/juventude/estao-abertas-as-inscricoes-para-a-4a-conferencia-carioca-de-juventude/).

Fim do conteúdo da página