Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Com três dias de programação intensa, 51º COBENGE é realizado no Cefet/RJ
Início do conteúdo da página

Com três dias de programação intensa, 51º COBENGE é realizado no Cefet/RJ

Publicado: Terça, 26 de Setembro de 2023, 18h38 | Última atualização em Terça, 26 de Setembro de 2023, 18h39 | Acessos: 661

Presidente e ex-presidentes da ABENGE e o diretor-geral do Cefet/RJ se reuniram para inaugurar a exposição comemorativa dos 50 anos da associação / Foto: Carlos Welbert

Entre os dias 18 e 20 de setembro, o Cefet/RJ Unidade Maracanã sediou o 51º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE). Com o tema “ABENGE 50 anos: desafios de ensino, pesquisa e extensão na educação em Engenharia”, esta edição do evento teve formato presencial e celebrou o cinquentenário da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE).

A programação contou com plenárias, sessões especiais, sessões dirigidas, sessões técnicas, de pôsteres e diversos estandes. Além disso, a Galeria Cubo de Vidro, espaço de arte e pesquisa da Unidade Maracanã, recebeu uma exposição comemorativa dos 50 anos da ABENGE. A mostra foi inaugurada no dia 18, às 9h30, por Adriana Tonini, primeira mulher a presidir a associação, e pelo diretor-geral do Cefet/RJ, Mauricio Motta. Também estiveram presentes os ex-presidentes da ABENGE Danilo Amaral (1996-1998), Nival Almeida (2011-2016) e Vanderli Oliveira (2017-2022), além de dirigentes do Cefet/RJ e convidados. A abertura oficial do congresso ocorreu no mesmo dia à noite, e o encerramento, na quarta-feira (20), juntamente com a Assembleia Extraordinária da ABENGE.

 

Os três dias de evento contaram com uma programação intensa

Adriana Tonini valorizou a importância de ter uma instituição como o Cefet/RJ como anfitriã do COBENGE, especialmente no ano em que se comemora o cinquentenário da associação: “Estou muito feliz por poder realizar o evento nesta instituição, que tem contribuído para a sociedade brasileira em diversas áreas em prol do  desenvolvimento econômico e social”. Já Mauricio Motta ressaltou que a instituição sempre teve uma participação muito forte no COBENGE, além de tradição em engenharia, tendo seu primeiro curso implantado em 1966. Atualmente, já são 20 cursos na área: “Considero uma oportunidade ímpar e um orgulho abrigar esse evento de enorme importância”.

A vice-diretora do Cefet/RJ e diretora acadêmica da ABENGE, Gisele Vieira, e o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Ronney Boloy, destacaram alguns dos pontos fortes da instituição, que a fizeram ser confirmada como sede do evento. “Tivemos um grande crescimento das atividades de pesquisa e de notas dos programas de pós-graduação. Na última avaliação da CAPES, quase metade dos programas aumentaram sua pontuação”, ressaltou Boloy. Por sua vez, Gisele salientou a qualidade dos cursos de graduação, que habitualmente são submetidos a avaliações do MEC e obtêm excelentes resultados no Índice Geral de Cursos (IGC) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Este ano, o Cefet/RJ alcançou o conceito institucional máximo na avaliação realizada pelo Inep/MEC.

Gisele Vieira foi responsável pela coordenação da última sessão especial do evento, na quarta-feira (20), que também contou com a participação de Ronney Boloy e de outros convidados. O tema da sessão foi a “Corrida pelo hidrogênio de baixa emissão de carbono e contra o aquecimento global – como formar os engenheiros que terão esses desafios?”.

 

A vice-diretora do Cefet/RJ e diretora acadêmica da ABENGE durante sua fala na última sessão especial do evento

O COBENGE é um importante fórum de discussão sobre a formação e o exercício profissional em Engenharia no Brasil. Possui periodicidade anual e vem sendo realizado pela ABENGE, ininterruptamente, desde sua fundação em 1973. O evento reúne gestores e representantes de instituições de ensino e órgãos oficiais relacionados à educação em Engenharia, além de empresas e professores, pesquisadores, profissionais e estudantes interessados na melhoria da formação na área e no desenvolvimento da Engenharia nacional.

A ABENGE concedeu diversas inscrições gratuitas para professores, coordenadores e alunos do Cefet/RJ, assim como descontos para inscritos com apresentação de trabalho.

Clique aqui para ver mais fotos do 51º COBENGE.

Confira o vídeo produzido pelo Crea-RJ.

Fim do conteúdo da página