Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > VII MODOW: inscrições abertas para delegações de alunos e staff no evento
Início do conteúdo da página

VII MODOW: inscrições abertas para delegações de alunos e staff no evento

Publicado: Terça, 03 de Outubro de 2023, 17h40 | Última atualização em Terça, 03 de Outubro de 2023, 17h40 | Acessos: 805

Entre os dias 16 e 18 de outubro de 2023, o Cefet/RJ Unidade Maracanã promoverá a sétima edição do Modelo Diplomático do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (MODOW). As inscrições são gratuitas e estão abertas, até o dia 14/10 (ou até terminarem as vagas), para delegações de alunos e para estudantes que queiram colaborar como staff no evento. Os interessados podem se inscrever em somente uma modalidade e receberão certificado de participação.

As vagas são destinadas a alunos do Cefet/RJ e também de outras escolas públicas (municipais, estaduais ou federais), entre o 9º ano do ensino fundamental até o 4º ano do ensino médio. O modelo é voltado para estudantes de escolas públicas, mas este ano também contemplará alunos de escolas particulares com bolsa integral.

Desenvolvido por estudantes da instituição, o MODOW é um modelo diplomático que tem o propósito de simular conferências como as que ocorrem no âmbito de organizações internacionais, nos moldes das reuniões da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesses eventos, os delegados participantes desempenham o papel de diplomatas, chefes de Estado, entre outros, e discutem temas diversos, buscando elaborar soluções.

Através de uma metodologia específica, a atividade colabora para o desenvolvimento de habilidades, como a capacidade de se comunicar e de trabalhar na busca para a solução de problemas, e contribui para ampliar o nível de aquisição de conhecimentos gerais. Trata-se de um evento que coloca o aluno como foco do processo de ensino-aprendizagem, nos moldes das metodologias ativas. As professoras Aline Riccioni de Melos e Mariana Vieira de Brito, da Coordenação de Geografia do Cefet/RJ, são as responsáveis pelo projeto de extensão, que conta também com a participação de outros docentes de Geografia, História e Língua Portuguesa.

O MODOW teve edições presenciais de 2015 a 2019, mas foi interrompido devido às medidas de proteção contra a covid-19. Em 2023, o modelo retorna e contará com três comitês e a imprensa, cujas discussões e atuações ocorrerão ao longo de três dias durante a Semana de Extensão (Sepex). Cada um desses comitês será sobre um tema, com público participante estimado em 20 alunos.

Acesse os formulários de inscrição:

- Staff

- Delegações de estudantes

Fim do conteúdo da página