Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Em parceria com a Prefeitura do Rio, Cefet/RJ recebe dois eventos voltados para a juventude carioca
Início do conteúdo da página

Em parceria com a Prefeitura do Rio, Cefet/RJ recebe dois eventos voltados para a juventude carioca

Publicado: Terça, 03 de Outubro de 2023, 20h03 | Última atualização em Terça, 03 de Outubro de 2023, 20h03 | Acessos: 964

Na última semana, o Cefet/RJ Unidade Maracanã foi palco de dois eventos importantes promovidos pela Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio), da Prefeitura do Rio. O primeiro deles foi a cerimônia de entrega de certificados do projeto Pacto Pela Juventude, que formou 235 jovens cariocas moradores de favelas do Rio de Janeiro. O evento ocorreu na quarta-feira (27/9), no Auditório 1 da unidade, e contou com a presença do diretor-geral do Cefet/RJ, Mauricio Motta, do secretário da Juventude Carioca, Salvino Oliveira, entre outros convidados.

O diretor-geral do Cefet/RJ durante sua fala na cerimônia de entrega de certificados

Ao longo de sete meses, a JUVRio, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), ofereceu qualificação especial, com auxílio financeiro de R$ 500, focada na formação de jovens líderes que promovem mudanças e impactam as favelas onde moram. O Pacto Pela Juventude é uma política pública reconhecida internacionalmente que já beneficiou mais de 700 jovens cariocas de favelas como Rocinha, Cidade de Deus, Vidigal, Complexo do Alemão, Maré, Jacarezinho, São Carlos e muitas outras.

O projeto é desenvolvido em três diferentes etapas. Na primeira, são realizadas as oficinas formativas e ações de multiplicação de conhecimentos. Em seguida, os jovens vão a campo para conhecer a realidade das favelas onde moram para as pesquisas territoriais. Por último, o projeto final e o plano de trabalho são desenvolvidos pelos alunos, que pensam em estratégias práticas para amenizar ou solucionar problemas corriqueiros ou questões de cunho social relacionadas às trilhas formativas propostas.

A chefe do Departamento de Ensino Médio e Técnico, Irene Barcelos (à esq.), e o diretor-geral do Cefet/RJ, Mauricio Motta (à dir.), com parte dos alunos formandos do Pacto Pela Juventude

Divididos pelas trilhas de conhecimento Cultura, Esporte, Sustentabilidade e Tecnologia, a turma que se formou é composta, prioritariamente, de jovens em situações de vulnerabilidade social e que têm o desejo de impactar o local onde moram. As trilhas são oficinas no formato de aulas teóricas e práticas. Dentro do programa da trilha Sustentabilidade, por exemplo, uma das temáticas das oficinas é a alimentação saudável, orgânica e proveniente de hortas comunitárias. Na de Cultura, os jovens buscam investigar e promover a valorização de aspectos artísticos e culturais das comunidades. Em Esporte, foi possível identificar como melhorar o acesso a equipamentos e diferentes modalidades, promovendo o incentivo à qualidade de vida e à saúde. Já em Tecnologia, uma das propostas era pensar como utilizar as ferramentas digitais a favor das comunidades.

 

4ª Conferência Carioca de Juventude

Na sexta-feira e no sábado (29 e 30/9), foi a vez da 4ª Conferência Carioca de Juventude tomar conta da Unidade Maracanã. O evento, promovido pela JUVRio em parceria com o Conselho Municipal de Juventude, ocorreu no Cefet/RJ Unidade Maracanã e reuniu jovens de 15 a 29 anos. Foram dois dias de muito aprendizado, colaboração e impacto no debate entre poder público e sociedade em torno do tema “Reconstruir no presente, construir o futuro: desenvolvimento, direitos, participação e bem viver”.

Os debates ocorreram em sete mesas dos grupos de trabalhos temáticos (GTs), com a participação ativa dos jovens e de outros atores sociais, subsidiados por documentos que analisam e expõem a realidade da juventude, como o Estatuto da Juventude, o Atlas da Juventude, o Atlas da Violência, os Relatórios sobre Violência Homofóbica da Secretaria Nacional de Direitos Humanos e os Balanços da 1ª, da 2ª e da 3ª Conferência Nacional de Juventude.

Na sexta-feira (29/9), ocorreu a cerimônia de abertura do evento, em que estiveram presentes o presidente do Conselho Nacional de Juventude, Marcos Barão, secretário nacional de Juventude, Ronald Sorriso, a presidente do Fórum Estadual de Gestores de Juventude do Rio de Janeiro e coordenadora de Juventude de Volta Redonda, Larissa Garcês, a vice-presidente do Conselho Municipal de Juventude Carioca, Camila Peçanha, o superintendente de Juventude, Luan Monteiro, e o secretário da Juventude Carioca, Salvino Oliveira. Em seguida, os participantes inscritos aprovaram o regimento interno da 4ª edição da Conferência, disponibilizado previamente. Foram inscritas delegações representativas de jovens do Rio de Janeiro que, previamente, enviaram ideias para serem debatidas no encontro.

O secretário da Juventude Carioca durante sua fala na abertura do evento

No sábado (30/9), foram realizadas as mesas de debate a partir dos seguintes grupos de trabalho: Direito à Educação; Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente; Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda; Direito à Saúde e Direito ao Desporto e ao Lazer; Direito à Diversidade e à Igualdade e Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil; Direito à Cultura e Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão; Direito à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça; e Direito ao Território e à Mobilidade.

Participantes durante a 4ª Conferência Carioca de Juventude – Foto: Ismar Ingber/JUVRio

Também foram eleitos 100 delegados e delegadas titulares que representarão a cidade do Rio na 4ª Conferência Estadual de Juventude, a partir do voto aberto e direto. Do total, foram 77 eleitos pelos Grupos de Trabalho; 14 delegados natos do Conselho Municipal da Juventude Carioca e 9 indicados pela Administração Pública Municipal.

Clique aqui para ver mais fotos dos eventos.

 

*Com informações da JUVRio.

 

Fim do conteúdo da página