Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Palestra internacional irá explorar processos energéticos em moléculas e gelos astrofísicos por impacto de íons
Início do conteúdo da página

Publicado: Segunda, 23 de Outubro de 2023, 15h14 | Última atualização em Segunda, 23 de Outubro de 2023, 15h17 | Acessos: 956

No dia 22 de novembro, o Cefet/RJ Unidade Maracanã irá receber a pesquisadora Alicja Domaracka para realizar a palestra “Energetic processing of molecular clusters and astrophysical ices by ion impact” (processos energéticos em moléculas e gelos astrofísicos por impacto de íons, em inglês). O evento, que é voltado a professores e alunos de todos os níveis de ensino, ocorrerá às 14h, no Auditório 5 do Bloco E (DIPPG), e está sendo organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Instrumentação e Óptica Aplicada (PPGIO) e pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPEEL).

Alicja é pesquisadora do Centre de recherche sur les Ions, les MAtériaux et la Photonique (CIMAP), localizado no Grand Accélérateur National d’Ions Lourds (GANIL), na Universidade de Caen, na Normandia, França, e estará no Cefet/RJ pelo período de três semanas, realizando pesquisa no Laboratório de Física Experimental e Aplicada (LaFEA). A pesquisadora está participando de um projeto de mobilidade reversa, em que a professora do Cefet/RJ Ana Barros foi contemplada, entre os oito aprovados, no Edital nº 23/2022 – Programa de Mobilidade Internacional FAPERJ/França, com o projeto “Estudo da evolução química de moléculas presentes no meio interstelar”. O edital, financiado pela FAPERJ e pela Embaixada da França, tem por objetivo apoiar a mobilidade internacional de pesquisadores franceses e fluminenses em projetos conjuntos de pesquisa.

A docente está, atualmente, realizando pesquisa na instituição francesa, onde apresentou a palestra “Study of the Chemical Evolution of Interstellar Medium Molecules”, no dia 20 de outubro.

Fim do conteúdo da página