Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Pesquisa do campus Maria da Graça propõe ensino da Língua Inglesa com foco em temas e gêneros do discurso
Início do conteúdo da página

Pesquisa do campus Maria da Graça propõe ensino da Língua Inglesa com foco em temas e gêneros do discurso

Publicado: Segunda, 11 de Dezembro de 2017, 13h21 | Última atualização em Terça, 12 de Dezembro de 2017, 13h18 | Acessos: 2389

O ensino da Língua Inglesa no curso de Segurança do Trabalho pode se beneficiar de uma abordagem que priorize temas e gêneros do discurso relacionados às necessidades profissionais e acadêmicas da área. É o que defende o projeto de pesquisa e extensão “Material didático de Língua Inglesa: uma proposta interdisciplinar com foco em gêneros discursivos para o ensino médio integrado”, desenvolvido pelos professores Ricardo de Oliveira e Alessandra Alcântara, do campus Maria da Graça, com a participação do aluno do curso técnico Joshua de Oliveira.

“Determinados temas e gêneros são muito importantes para a formação do técnico em Segurança do Trabalho. Por ser um campo multidisciplinar, a área requer a abordagem de temas específicos e gerais, tais como Legislação, Biossegurança e Prevenção e Combate a Incêndios. Quanto aos gêneros, a entrevista e o relatório, por exemplo, podem ser trabalhados tanto em contextos acadêmicos quanto profissionais”, afirmam os pesquisadores.

O estudo foi realizado a partir da prática exploratória, forma de abordagem baseada na interação entre os praticantes, que promove a integração entre pesquisador e pesquisado, com vistas ao entendimento das práticas, em detrimento das soluções. A pesquisa envolveu professores da coordenação do curso, com formações diferenciadas, e ex-alunos.

A proposta é que os dados coletados sejam utilizados para subsidiar a elaboração de ementas e materiais didáticos direcionados pelas necessidades específicas da área, de modo que o aluno seja um dos sujeitos da construção curricular.

Os resultados da pesquisa foram publicados na Revista LínguaTec, periódico dedicado à abordagem de questões relacionadas ao ensino-aprendizagem de línguas em contextos de ensino tecnológico, de nível médio e superior. Leia o artigo na íntegra.

 

Fim do conteúdo da página