Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Campus Maria da Graça: projeto Horta Escolar desenvolve parceria com o INJC/UFRJ
Início do conteúdo da página

Campus Maria da Graça: projeto Horta Escolar desenvolve parceria com o INJC/UFRJ

Publicado: Terça, 10 de Novembro de 2020, 17h20 | Última atualização em Terça, 10 de Novembro de 2020, 19h10 | Acessos: 1332

A equipe do projeto de extensão Horta Escolar do campus Maria da Graça tem colaborado com os acadêmicos do curso de Nutrição do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ajudando a desenvolver materiais educativos com o intuito de promover a alimentação saudável por meio das hortas caseiras, tendo como base o Guia alimentar para a população brasileira.

A Prática Integral de Nutrição Aplicada (PINA) é parte do currículo obrigatório desse curso de Nutrição, sendo uma junção curricular das disciplinas Administração em Saúde Pública, Educação Alimentar e Nutricional e Nutrição em Saúde Pública. A prática é desenvolvida pelos professores das três disciplinas, com colaboração de nutricionistas responsáveis pelo campo onde a horta será desenvolvida para orientar ações educativas. Os orientadores se organizam em pequenos grupos de alunos, que escolhem locais de atuação do nutricionista. A nutricionista do campus Maria da graça, Juliana Ramadas Rodrigues, participou desses encontros com os alunos da disciplina para partilhar suas práticas desenvolvidas na Horta Escolar.

Foto da equipe PINA- mídias digitais

Como produtos dessa parceria, foram desenvolvidos um vídeo tutorial para estimular hortas domiciliares, principalmente nesse período de confinamento devido à covid-19 e um guia prático de horta caseira para o cultivo de salsa e manjericão.

Sobre o projeto Horta Escolar:

A Horta Escolar é um projeto de extensão do Cefet/RJ campus Maria da Graça, criado em 2016. Trata-se de um laboratório vivo, no qual os alunos são submetidos a uma inevitável experimentação de conteúdos relativos às áreas de Botânica, Ecologia, Zoologia e Microbiologia, de forma contextualizada, possibilitando o contato com os alimentos de forma atraente e influenciando positivamente suas escolhas nutricionais. O projeto estimula a integração entre os conteúdos do ensino médio e do curso técnico em Automação Industrial, através da elaboração de projetos de irrigação e da Horta Eletrônica Escolar (e-Horta), que é estabelecido por meio de placas QR Code.

Clique aqui para assistir ao vídeo tutorial de como fazer uma horta caseira.

Fim do conteúdo da página