Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Curso de graduação da Uned Maria da Graça se destaca em avaliação do MEC
Início do conteúdo da página

Curso de graduação da Uned Maria da Graça se destaca em avaliação do MEC

Publicado: Sexta, 27 de Janeiro de 2023, 20h35 | Última atualização em Sexta, 27 de Janeiro de 2023, 21h23 | Acessos: 1431

O bacharelado em Sistemas de Informação do Cefet/RJ Uned Maria da Graça conquistou o conceito 4 na avaliação de reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), realizada por especialistas do órgão em dezembro do ano passado. A análise utiliza como parâmetro uma escala que vai de 1 a 5 e considera a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura ofertada aos alunos. O relatório com o resultado já foi publicado e, em breve, o MEC deve emitir uma portaria com o reconhecimento.

Para o professor Félix Barros, coordenador do curso, esse resultado serve para coroar o desempenho, a aplicação e o esforço dos profissionais que atuam diariamente. Barros ressalta que a área de Sistemas de Informação está presente em diversos setores da sociedade e que o Cefet/RJ exerce o papel fundamental de formar pessoas qualificadas para suprir essa demanda. “O curso tem a missão de prover condições de competitividade a seus futuros egressos, acrescidas de um diferencial de qualidade expresso por competências técnicas, teóricas e práticas, além de alto nível de consciência ética, de senso crítico e de solidariedade social”, reforçou o docente.

À esq., Sildenir Barros, vice-coordenador, e à dir., Félix Barros, coordenador do bacharelado em Sistemas de Informação da Uned Maria da Graça

Funcionando desde o segundo semestre de 2018, o curso tem seis laboratórios de informática, laboratórios de redes de computadores e de redes industriais e dez salas de aula, além de usufruir da estrutura do auditório e da biblioteca. Atualmente, são 215 alunos matriculados e, em 2023, o curso terá a primeira turma de formandos. Vanessa Gonçalves, de 23 anos, é estudante da turma inicial e será a primeira mulher a concluir o curso. “Considero Sistemas de Informação a área perfeita, onde eu me encontro e me encaixo. Assim como outros estudantes, tive algumas dificuldades, especialmente durante a pandemia, mas os professores são excelentes e fui muito abraçada por todos. O Cefet/RJ me trouxe experiências dentro e fora da sala de aula que serão fundamentais para o mercado de trabalho”, destacou a estudante.     

Quem ingressou recentemente, também só tem elogios para o curso. A estudante Lívia Lyrio, de 19 anos, está no segundo semestre e já conseguiu passar em um processo seletivo para atuar como jovem aprendiz na área de TI, a partir de fevereiro. Para ela, os professores qualificados e preocupados com o aprendizado do aluno fazem toda a diferença. “Eles sempre tentam deixar o ensino acessível e as visões que passaram sobre o mercado foram bem interessantes para aprender a lidar com início da vida profissional”, destacou a jovem. Para ela, leitura e produção de textos acadêmicos também foram importantes para agregar conteúdo.

 

Estudantes do bacharelado em Sistemas de Informação, que conquistou nota 4 na avaliação realizada em dezembro pelo MEC

Cada um dos seis laboratórios de informática que fazem parte da estrutura do curso dispõe de 20 computadores

 

 

Fim do conteúdo da página