Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Projeto de iniciação científica de jovens negras é premiado na FEBRACE
Início do conteúdo da página

Projeto de iniciação científica de jovens negras é premiado na FEBRACE

Publicado: Segunda, 27 de Março de 2023, 20h13 | Última atualização em Segunda, 27 de Março de 2023, 20h35 | Acessos: 1085

O projeto “Mulheres negras fazendo ciência: iniciação científica de jovens negras”, da Uned Maria da Graça, conquistou o 3º lugar na categoria “Manual do Mundo”, da 21ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). Com o resultado, as estudantes da educação profissional técnica de nível médio Agatha dos Santos, Letícia Toste e Priscila Pereira garantiram troféu e medalhas, além de um curso de Arduino para cada uma delas. A cerimônia de premiação foi realizada na última sexta-feira (24), em São Paulo.

A professora Luciana Cabral (à esq.) e a aluna Letícia Toste, que representaram o projeto na cerimônia, exibem os prêmios conquistados na 21ª FEBRACE

Segundo a coordenadora Luciana Cabral, o objetivo do projeto é inserir meninas pretas e pardas na ciência. As alunas atuam na realização de palestras e oficinas e participam da criação e da manutenção de mídias sociais e materiais didáticos. “O número de cientistas negras profissionais em atividade no Brasil é muito baixo e tende a zero em algumas áreas do conhecimento. Por esse motivo, queremos empoderar e formar essas meninas para o ‘fazer científico’, ao mesmo tempo que divulgamos ações científicas e culturais de mulheres negras”, explicou a docente.

Outro trabalho do Cefet/RJ que marcou presença na final da FEBRACE foi o projeto “Métodos de prevenção e combate a incêndio”, da Unidade Maracanã.

Assista à transmissão da premiação da FEBRACE. A conquista da Uned Maria da Graça pode ser conferida a partir de 1h2min40seg.

Sobre o evento

Maior feira de ciências e engenharia do Brasil, a FEBRACE é um programa de talentos que estimula a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica. Desde 2003, o evento realiza uma grande mostra na Universidade de São Paulo, que reúne estudantes de todo o país.

Para saber mais informações, acesse a página oficial da FEBRACE.

Fim do conteúdo da página