Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > CEFET/RJ na organização do VI Workshop Brasileiro de e-Science
Início do conteúdo da página

CEFET/RJ na organização do VI Workshop Brasileiro de e-Science

Publicado: Sexta, 24 de Fevereiro de 2012, 09h14 | Última atualização em Quarta, 23 de Setembro de 2015, 21h28 | Acessos: 848

O CEFET/RJ terá dois professores da unidade Maracanã, os professores Eduardo Ogasawara e Eduardo Bezerra, organizando o VI Workshop Brasileiro de e-Science. O evento é patrocinado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e ocorrerá em conjunto com o Congresso Brasileiro de Computação (CSBC).


 O VI e-Science Workshop tem por objetivo reunir trabalhos nas áreas de bancos de dados, engenharia de software, astronomia, bioinformática e sistemas distribuídos servindo de base para o desenvolvimento de uma infraestrutura de suporte à Ciência, ao ciclo experimental e simulações computacionais. O tema do Workshop faz parte do direcionamento de pesquisa organizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e reportado no documento Grandes Desafios da Pesquisa em Computação no Brasil 2006 a 2016.


 O e-Science Workshop é o principal fórum brasileiro para apresentações e discussões entre membros da comunidade de e-Ciência. O evento estimula a criação de parcerias em pesquisas científicas e o desenvolvimento de produtos e ferramentas tendo como alvo aplicações de e-Ciência. As três edições iniciais do evento foram realizadas junto aos Simpósios Brasileiros de Banco de Dados e Engenharia de Software (SBBD/SBES), de maneira que várias parcerias entre grupos dessas áreas nasceram como fruto de tais encontros. A partir da quarta edição, este evento vem fazendo parte do CSBC, o que oferece maior visibilidade à comunidade de Computação. Na quinta edição, foi observado um aumento no interesse pelo evento, principalmente proveniente das áreas fim.


 A chamada para submissão de trabalhos está aberta e maiores informações podem ser obtidas em http://www.imago.ufpr.br/csbc2012/eScience.php.

registrado em:
Fim do conteúdo da página