Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Seleção unificada: Pequenos e médios municípios abrem vagas por todo o país
Início do conteúdo da página

Seleção unificada: Pequenos e médios municípios abrem vagas por todo o país

Publicado: Quinta, 16 de Junho de 2011, 17h06 | Última atualização em Quarta, 23 de Setembro de 2015, 21h46 | Acessos: 1022

Estudantes de Medianeira, município a 580 quilômetros de Curitiba, podem concorrer a 316 vagas em oito cursos de graduação que a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR) abre naquela cidade. As vagas são oferecidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que recebe inscrições até domingo, 19.



Entre os cursos oferecidos pelo campus de Medianeira, quatro são da área de engenharia — ambiental, de alimentos, de produção e elétrica. Assim como o município paranaense, de 41,8 mil habitantes (dados do Censo de 2010), centenas de cidades pequenas e médias do país abrem oportunidades de graduação em instituições públicas por meio do Sisu. Das 27 unidades da Federação, 19 têm universidades ou institutos federais de educação, ciência e tecnologia com oferta de vagas nesta edição da seleção unificada.



A UFTPR é, entre todas as instituições públicas, a que abriu mais vagas no processo seletivo para o segundo semestre de 2011. São 3.310, distribuídas em campi de 12 cidades. O campus de Cornélio Procópio, a 440 quilômetros de Curitiba, é outro exemplo de oportunidade para estudantes moradores de pequenas cidades. Lá, a UTFPR abriu 242 vagas em seis cursos de graduação. A cidade tem 46,9 mil habitantes.



No Ceará, o instituto federal, com sua política de interiorização dos cursos, abriu 1.430 vagas em 44 cursos distribuídos entre 13 cidades. No campus de Iguatu, município a 380 quilômetros de Fortaleza, o instituto oferece 25 vagas no curso de irrigação e drenagem, 30 para licenciatura em química (noturno) e 25 para o bacharelado em serviço social (noturno). O município tem 96,5 mil habitantes.



Para o segundo semestre deste ano, o Sisu abre 26.336 vagas, distribuídas entre 19 universidades federais e quatro estaduais, 23 institutos federais e dois centros de educação federal e tecnológica. As inscrições devem ser feitas até domingo, 19, pela internet. Para concorrer, o estudante precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010.



Todas as informações para a inscrição estão na página eletrônica do Sisu.



Ionice Lorenzoni



FONTE: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16771:pequenos-e-medios-municipios-abrem-vagas-por-todo-o-pais&catid=212

registrado em:
Fim do conteúdo da página