Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Seleção unificada: Prazo de inscrição vai até domingo; oferta de vagas chega a 26,3 mil
Início do conteúdo da página

Seleção unificada: Prazo de inscrição vai até domingo; oferta de vagas chega a 26,3 mil

Publicado: Quinta, 16 de Junho de 2011, 17h02 | Última atualização em Quarta, 23 de Setembro de 2015, 21h46 | Acessos: 847

Os candidatos ao ingresso na educação superior pública no segundo semestre deste ano já podem fazer, pela internet, a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, que oferece 26.336 vagas. O período de inscrições vai até a meia-noite de domingo, 19.



O número de vagas desta edição supera em 59% o do segundo semestre de 2010, quando 35 instituições ofereceram 16 mil vagas.



Podem se candidatar às vagas os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010 e obtiveram nota, mesmo que mínima, na redação. O candidato deve informar o número de inscrição e a senha usados no Enem.



As vagas são oferecidas por 19 universidades federais e quatro estaduais; 23 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e dois centros federais de educação tecnológica (Cefet).



As inscrições serão realizadas em uma única etapa. Os candidatos podem fazer, em ordem de preferência, até duas opções de cursos entre as instituições de ensino participantes. Durante o período de inscrições, é possível alterar as opções, com base na nota de corte (nota mínima) divulgada ao fim de cada dia — vale a última opção confirmada.



Ao fim das inscrições, serão feitas duas chamadas. Em cada uma delas, o estudante terá prazo para efetuar a matrícula na instituição para a qual foi selecionado. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 22 próximo. A matrícula dos selecionados está prevista para os dias 27 e 28. Em 2 de julho, será divulgado o resultado da segunda chamada, com prazo de matrícula de 5 a 6 de julho. Os selecionados na primeira opção, mesmo que não tenham feito a matrícula, serão excluídos do processo.



Espera — Após as duas chamadas regulares, estará à disposição das instituições participantes uma lista de espera, destinada prioritariamente ao preenchimento de vagas não ocupadas. Serão incluídos na lista os candidatos não selecionados em nenhuma das opções durante as chamadas regulares — o estudante pode manifestar interesse na lista de espera apenas para o curso correspondente à primeira opção. O prazo para declarar interesse em permanecer na lista vai de 2 a 7 de julho.



A recuperação dos dados — número de inscrição e senha — do Enem de 2010 (para os candidatos que os perderam ou esqueceram) e as inscrições para a seleção unificada devem ser feitas na página eletrônica do Sisu, que contém ainda todas as informações sobre o processo relativo ao segundo semestre deste ano.



FONTE: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16754

registrado em:
Fim do conteúdo da página