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Alunos do Ensino Médio do CEFET/RJ dão aula de ALIMENTAÇÃO

Publicado: Sexta, 27 de Maio de 2011, 15h40 | Última atualização em Quarta, 23 de Setembro de 2015, 21h46 | Acessos: 1207

Atualmente, há grandes discussões a respeito da alimentação saudável versus obesidade, tanto na mídia quanto na sociedade. Inclusive, vale ressaltar que nos livros de Ciências e de Biologia há abordagem desse tema de uma forma direta ou indireta em alguns conteúdos programáticos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. E como nós, professores, nos colocamos diante do desafio de trabalhar conteúdos biológicos de uma forma contextualizada para que se alcance uma qualidade de ensino?



Na reflexão acerca da nossa prática docente, considero importante pensar na Educação Ambiental e no Movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade na Educação Formal, com o intuito de possibilitar a integração entre o conhecimento escolar e as questões socioculturais.



A aula sobre ALIMENTAÇÃO realizada no dia 24 de maio de 2011 pelos alunos do Ensino Médio das turmas 1BMED, 1HMED, 1JMED e 1MMED do CEFET/RJ torna-se relevante para identificar e interpretar qualitativamente as tabelas nutricionais encontradas nos alimentos industrializados.



Para bom proveito, esta dinâmica teve de ser realizada com responsabilidade, comprometimento, embasamento teórico e trabalho de equipe. O principal objetivo da dinâmica é refletir sobre a situação inusitada em foco, fazendo com que o participante perceba o quanto o saber científico faz-se presente no dia a dia da sociedade, contribuindo para a construção de uma cidadania com criticidade, oriunda de uma alfabetização científica.



Vale destacar que a vinculação da Educação em Ciências com a formação de cidadania tem sido um dos eixos do movimento mundial do Ensino de Ciência – Tecnologia – Sociedade (CTS) e da Educação Ambiental, que promove o Ensino de Ciências a partir de uma contextualização. Nesta proposta, entendemos cidadania como capacidade conquistada por alguns indivíduos de se apropriarem dos bens socialmente criados, em que suas ações sejam oriundas de práticas críticas e criativas de sujeitos aptos a atuarem nessa sociedade mundializada, assumindo, assim, o papel de um agente social crítico que supera os triviais direitos e deveres (COUTINHO, 1997; GUIMARÃES, 2000).



Prof. D.Sc. Jorge Luiz Silva de Lemos



ALUNOS DA 1BMED

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ALUNOS DA 1HMED

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ALUNOS DA 1JMED

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ALUNOS DA 1MMED

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