Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Acontecerá na UnED Petrópolis: Palestra e lançamento de livro
Início do conteúdo da página

Acontecerá na UnED Petrópolis: Palestra e lançamento de livro

Publicado: Terça, 03 de Maio de 2011, 18h34 | Última atualização em Quarta, 23 de Setembro de 2015, 21h47 | Acessos: 1281

O Curso de Graduação Tecnológica em Gestão de Turismo convida para palestra e lançamento do livro Os mistérios do Carandiru: Cárcere, massacre e cultura de massas, da autoria de Dinaldo Almendra, no Salão Nobre da UnED Petrópolis do CEFET/RJ, dia 13 de maio, às 18h30min.



Dinaldo Almendra é doutorando em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), onde desenvolve pesquisa no campo dos estudos sobre a violência. Trabalha na interseção das áreas da Sociologia e da Comunicação, voltando-se para os seguintes temas: violência urbana, práticas discursivas e representações socioculturais.



O livro aborda o fenômeno de proliferação de narrativas sobre a Casa de Detenção de São Paulo, o presídio do Carandiru. Desde 2 de outubro de 1992, data do massacre de 111 detentos pela Polícia Militar, até os dias de hoje, a memória do complexo penitenciário e as histórias de vida dos presos foram mercantilizadas como uma fonte infinita de histórias a serem vendidas nos mais distintos setores da indústria e do comércio, como o editorial, o cinematográfico, o televisivo, o fonográfico, o radiofônico, o fotográfico, o jornalístico, o turístico e o das artes plásticas e cênicas. Diante deste contexto, estudamos os múltiplos modos de apropriação da memória da cadeia e dos seus presos, assim como os deslizamentos do livro Estação Carandiru, de

Drauzio Varella, por diferentes suportes, entre eles o cinema e a TV, num esforço para compreender como o fascínio pelo crime, o trauma dessa trágica memória e a lucrativa cultura de massas se entrelaçaram em uma intrigante trama midiática.






registrado em:
Fim do conteúdo da página